Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTIVAL

Abertas as inscrições para ouvintes do II Curso de Formação em Ópera

Todas as aulas serão online, por meio de salas de aula virtuais

Por Thaís Siqueira (SECULT)
08/09/2020 11h00

Estão abertas as inscrições para alunos ouvintes nas oficinas do II Curso de Formação em Ópera e no WebCiclo do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz. Todas as aulas serão online, por meio de salas de aula virtuais. Para participar, basta realizar a inscrição clicando aqui. O festival é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

As inscrições não têm data de encerramento e podem ser realizadas de acordo com as datas de início de cada programação. As oficinas serão à tarde ou à noite, de acordo com o cronograma disponível abaixo. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a edição do festival tem como foco a formação de artistas e técnicos das artes cênicas e musicais, democratizando o acesso a conteúdos especializados. 

Dentre as oficinas ofertadas em setembro estão “Direção de Palco e Contrarregragem”, nos dias 9 e 10, das 20h às 22h, com André Di Peroli, diretor de palco e também ator e diretor cênico, com trabalhos nos Theatro São Pedro, Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Festival Amazonas de Ópera; e “Introdução à Sonorização em Ópera”, nos dias 21 e 22, das 18h às 19h30, com Ana Zastani, que possui vasta experiência em grandes shows e espetáculos de teatros nacionais, como o antigo Teatro Abril e Teatro Bradesco, ambos em São Paulo, participando ainda de montagens de musicais da Broadway e, desde então, tem atuado neste segmento como operadora de som e sound designer associada.

Em outubro, os interessados poderão participar da oficina “Dicção para cantores”, nos dias 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29, das 16h às 18h, com Jena Vieira, que possui graduação e mestrado em canto lírico pela Universidade de Missouri (EUA), além de trabalhos sólidos em ópera, tendo dirigido as óperas “Suor Angélica”, de Giacomo Puccini, e “Amahl e os Visitantes da Noite”, de Gian Carlo Menotti. E ainda, “Figurino para Espetáculos de Ópera”, nos dias 1º, 8 e 15, das 18h às 20h, com Fábio Namatame, cenógrafo e figurinista, com trabalhos de direção de arte, cenário e figurino para teatro, ópera, publicidade, cinema e TV.

Ainda em outubro será ofertada a oficina “Maquiagem Artística para a Ópera”, nos dias 19, 20, 21, 22, 26 e 28, com Tiça Camargo, visagista, com produções no Theatro São Pedro, Theatro Municipal de São Paulo com Óperas desde 2011 e as Temporadas Líricas de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017, na emissora Globo e FOX e produtoras O2, Conspiração, Globo, Fraiha, Canal Brasil e Bossa Nova, dentre outras.

Em novembro, o XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz oferta “Introdução à Iluminação Cênica na Ópera”, nos dias 7, 18, 19, 23, 24, 25 e 26, das 16h às 18h, com Wagner Pinto, light designer de refinamento estilístico e aguda precisão no manejo do instrumental, um dos mais importantes profissionais da área no país.  
WebCiclo

Os webnários ocorrem todas as sextas-feiras, das 17h às 19h, e serão realizados até 27 de novembro, com programação voltada à discussão de assuntos atuais sobre a produção operística no Pará e no Brasil. A cada semana, convidados especiais participam no canal do YouTube do Theatro da Paz. Confira a programação nas redes sociais da Secult.
 
Confira aqui a programação completa.