Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PESQUISA

Arquivo Público do Estado reabre com alta procura para agendamentos

Além do agendamento prévio obrigatório, o número de pesquisadores foi limitado a seis por dia

Por Josie Soeiro (SECULT)
08/09/2020 11h15

Visita ao espaço está sendo agendada e segue protocolos de segurançaUm dos principais locais de pesquisa da região Norte, o Arquivo Público do Estado reabriu as portas na quinta-feira (3), após meses de atividades suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. No primeiro dia de atendimento ao público, a instituição gerenciada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), já lotou a agenda de visitas para esta semana. 

Localizado no bairro do comércio, em Belém, o Arquivo é uma das instituições mais antigas do Estado, com 119 anos de atividade, e oferece um acervo extenso e singular sobre a região amazônica e o Brasil em diferentes momentos da história: são quase 4 milhões de documentos dos períodos colonial, imperial e republicano. 

No local, é possível encontrar informações importantes sobre a ocupação da Amazônia pelos portugueses, as múltiplas vivências com os grupos indígenas, a introdução e o trabalho de etnias africanas na região, os conflitos e revoltas e as muitas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais ocorridas nos últimos quatro séculos. 

Arquivo Público oferece um acervo extenso, com quase 4 milhões de documentos dos períodos colonial, imperial e republicano

Em um desses temas estão os documentos que compõem a tese de doutorado da pesquisadora Daniele Moura, que detalha a importância da reabertura do espaço e como se sente em relação a segurança no ambiente. "No meio da pesquisa eu percebi que meu material precisava de ajustes e se não fosse a reabertura seria impossível concluir os reparos e, consequentemente, atrasaria a entrega. Além disso, me sinto segura porque estamos vendo que todos os protocolos estão sendo seguidos, como o distanciamento entre as mesas, o pouco número de pessoas no espaço e a separação do material com antecedência. Isso ajuda muito", conta a doutoranda Daniele Moura.

Para garantir a segurança dos usuários, o espaço adotou algumas medidas, como o agendamento prévio obrigatório, a restrição no número de pesquisadores (seis por dia), uso contínuo de máscaras e luvas,  fornecimento de álcool em gel e o distanciamento entre as pessoas. As visitas em grupo seguem suspensas. 

Segundo o diretor do Arquivo Público, Leonardo Torii, as medidas foram pensadas coletivamente para oferecer segurança tanto aos colaboradores quanto aos visitantes. "A  reabertura também vem atender a necessidade do público, formado principalmente por pesquisadores com trabalhos atrasados. Prova disso é que ainda no primeiro dia de reabertura fechamos quase toda a agenda da próxima semana. Isso mostra que o público estava aguardando muito por esse retorno, então a tendência é só aumentar o número de usuários, mas de uma forma controlada, agendada, visando a segurança de todos", garante o diretor. 

Serviço:

Agendamentos , de segunda a sexta, das 8h às 14h
Por meio do telefone (91) 4009-4386 ou e-mail pesquisaagendada@yahoo.com.br.