Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Programa Territórios Sustentáveis já conta com 328 agricultores inscritos

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
08/09/2020 14h30

O programa Territórios Sustentáveis do governo do Estado já conta com 328 agricultores inscritos de acordo com a última atualização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente Sustentabilidade (Semas). As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria ou nos pólos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará, em São Félix do Xingu. O município recebeu, nos dias 1 e 2 deste mês, ações da segunda etapa do programa, que também passou por Conceição do Araguaia e Tucumã, todos na região sudeste. 

O programa Territórios Sustentáveis é um dos quatro pilares estratégicos do Plano Estadual Amazônia Agora, do governo do Estado, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável no campo. Na segunda etapa, além da continuidade das inscrições, ocorreu também a aplicação de palestras, cursos e orientações aos técnicos e agricultores envolvidos. 

“Os órgãos estão sendo bem acolhidos durante as ações no interior, isso demostra a credibilidade do governo junto ao agricultor, que quer se regular, quer melhorias para sua propriedade e o programa trabalha com esse objetivo: desenvolver sem desmatar e promover melhoria de vida dos agricultores”, explicou a presidente da Emater, Cleide Amorim. Ela completa: “o número de inscritos reforça que a parceria está dando certo”, finaliza. 

O Territórios Sustentáveis é um programa integrado, que tem coordenação da Semas. Além da Emater, fazem parte do grupo de execução do projeto os seguintes órgãos: Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). 

Neste primeiro momento, o trabalho é desenvolvido na área da PA-279, com mais de 674 vagas para produtores dos municípios de Água Azul do Norte, Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu.