Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Reunião entre Secult, Setur e CDP discute 2a fase do Projeto Porto Futuro

Por Thaís Siqueira (SECULT)
09/09/2020 16h19

Nesta quarta-feira (09), a titular da Secretaria de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o secretário de Estado de Turismo (Setur), André Dias, e representantes da Companhia Docas do Pará (CDP) se reuniram para discutir novos detalhes do projeto conceitual da segunda fase do Parque Urbano Belém Porto Futuro. O encontro aconteceu no Teatro Estação Gasômetro e também contou com a presença dos diretores do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), Karina Moriya, e Departamento de Projetos da Secult, Helder Moreira. 

“Hoje estamos modelando a ocupação com atividade de economia criativa, museus e memoriais, valorização desse espaço privilegiado, que é uma janela muito importante de usufruto dessa nossa vocação ribeirinha de relação da cidade com o rio”, destacou a secretária Ursula Vidal. “Essa reunião de trabalho está sendo decisiva para apresentarmos um projeto que vai balizar o estudo de viabilidade técnica e econômica, para que possamos avançar na aprovação do projeto e captação do recurso”, explicou.

Para o secretário de Estado de Turismo, André Dias, a segunda fase do Porto Futuro vai incrementar significativamente o turismo no Estado. “Serão novas opções completamente diferentes do que já temos no Pará, no que tange a lazer e entretenimento para a população. Essa será mais uma oportunidade para aumentar a estadia do turista, pois para cada dia que ele fica é mais recurso que entra na cidade. Nesse sentido, precisamos ampliar a oferta de equipamentos turísticos e ter uma diversidade maior de atividades para oferecer a esse público”, frisou o secretário.

Após a reunião de trabalho, a próxima etapa será apresentar o projeto conceitual do espaço à CDP e ao Ministério de Infraestrutura, em Brasília. “Discutimos, hoje, as ideias para o uso dos armazéns e do próprio porto, agora vamos fechar o projeto. Nosso objetivo é que ele seja apresentado até o final de setembro”, informou a arquiteta da CDP, Danielle Abreu.