Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORIENTAÇÃO

Educação de Trânsito por Todo o Pará alerta sobre riscos à vida nas estradas

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
09/09/2020 21h13

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, nesta quarta-feira (9), em São João do Araguaia, sudeste do Pará, ações de prevenção a acidentes de trânsito. O projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará será desenvolvido durante 90 dias nas 12 Regiões de Integração como parte da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre de 18 a 25 deste mês. Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, a programação promove ações educativas que orientem e conscientizem os condutores sobre os riscos no trânsito.

Neste primeiro dia de ação, os agentes de educação no trânsito do Detran se concentraram na Vila Primeiro de Março, localizada no Km 22 da rodovia Transamazônica. A equipe abordou motociclistas e motoristas, distribuiu panfletos educativos e conversou com a população local sobre os fatores de risco e as principais formas de prevenir acidentes e mortes no trânsito, entre elas, uso do capacete com a viseira, respeito à sinalização e limite de velocidade, uso do dispositivo para crianças e animais, uso do cinto de segurança e não utilização do celular enquanto dirigir.

A educação de trânsito é uma diretriz do Detran, que pretender envolver diversos órgãos e profissionais para atuar como multiplicadores. “Dessa vez decidimos ir ao interior do Estado, de forma regionalizada, e atender a população dessas localidades que se ressentem desse trabalho. Escolhemos 64 municípios que já têm o trânsito com certa complexidade viária”, explica o diretor geral do Detran, Marcelo Guedes.

Benefícios - Para os condutores abordados pelos agentes, as orientações são de extrema necessidade no município. “Acho muito importante reforçar essa orientação e alertar a população que ainda não se conscientizou sobre os riscos que o trânsito pode trazer às nossas vidas”, comentou o motociclista Francisco das Chagas.

O vendedor Jeferson Souza sempre usa capacete, mas já sofreu acidente enquanto se deslocava para o trabalho. Para ele, a segurança no trânsito ainda é um assunto ignorado pela maioria da população de municípios pequenos. “Os moradores muitas vezes não consideram importante andar com capacete e com o veículo regularizado. Por isso, é importantíssimo fazer primeiro a educação e depois a fiscalização”, considera.

Além dos condutores e pedestres, a equipe do Detran também está mobilizando as autoridades locais e membros da comunidade para intensificar as ações, que contam com o apoio da Polícia Militar e da prefeitura. O projeto segue nesta quinta-feira (10), em São João do Araguaia, e, na sequência, em outros municípios das regiões de Carajás e Lago de Tucuruí.