Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO

Na região dos Carajás, Detran orienta condutores sobre segurança no trânsito

"Educação de Trânsito por Todo o Pará" atende moradores do município de São João do Araguaia

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
10/09/2020 10h58

População foi orientada sobre cumprimento de leis de trânsitoO Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deu a largada ao Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará, na Região de Integração dos Carajás, na quarta-feira (9). O objetivo é orientar e conscientizar a população das 12 regiões sobre as medidas que precisam ser adotadas para evitar acidentes.

A equipe de educação no trânsito do órgão esteve na PA-405, principal via de entrada e saída do município de São João do Araguaia. A sede da cidade é pequena, porém recebe um número considerável de moradores de áreas rurais.

João Veiga é o coordenador da ação na Região dos CarajásAo fazer a abordagem, os agentes observam a realidade e a cultura do condutor local. “A gente observou até o momento que as pessoas não têm acesso a informações adequadas de como fazer a condução correta do veículo e dos passageiros. Fatores de risco, como não uso do capacete e do cinto de segurança, transporte irregular de pessoas, a não firmação do calçado no pé são as irregularidades mais observadas no município”, explica João Veiga, analista de trânsito do Detran e coordenador da ação na Região dos Carajás.    

Carlos Resplandes mora em São João do Araguaia e elogiou o trabalho realizado pelo Detran. “A população carece dessas orientações, até porque aqui a gente vê muita gente dirigindo de todo jeito, desrespeitando as leis de trânsito, então é uma ação que precisa acontecer o tempo todo”, comentou.

Carlos Resplandes aprovou a iniciativa do Detran

A dona de casa Maria Conceição da Silva estava de capacete no momento em que foi abordada. No entanto, a amiga que ia na garupa da motocicleta não utilizava o equipamento de segurança. Após receber orientações dos agentes de educação, a passageira desceu do veículo e pegou um ônibus para chegar ao seu destino.

Ação de educação ocorre na entrada de São João do Araguaia Já o motociclista José Marcos Ferreira trafegava de capacete e com a moto regularizada. “Ainda não tinha visto uma ação desse jeito. Acho que a população estranha um pouco, mas quando a gente percebe que é pra orientar e pra salvar vidas, com certeza achamos bom”, avalia o morador.  

O Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará continua até novembro, abrangendo 64 municípios. O projeto será lançado oficialmente durante a Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de Setembro. Este ano, a campanha tem como tema “Perceba o risco, proteja a vida”.