Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

Amazônia Jazz Band e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz estreiam no 'Porto Musical' 

Concerto às 17h30 deste sábado (12) terá entrada gratuita no Parque Urbano Belém Porto Futuro, na capital paraense

Por Iego Rocha (SECULT)
11/09/2020 16h47

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Academia Paraense de Música (APM) e Theatro da Paz, apresenta a partir deste sábado (12) o “Porto Musical”. A ação levará música ao palco do Parque Urbano Belém Porto Futuro, em Belém, com show de instrumentistas da Amazônia Jazz Band (AJB) e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). A entrada é gratuita. 

O diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo, destaca que os concertos serão realizados por duos ou trios de artistas, com músicas populares e eruditas. Ele informou que a iniciativa faz parte da política de expansão da casa de espetáculos.

“Para nós, é uma quebra das barreiras físicas que contribui para a formação de novas plateias, oportunizando acesso à música de alto nível produzida pelos integrantes dos corpos artísticos. Estamos indo aonde o povo está”, declara Daniel Araújo, referindo-se ao famoso trecho da composição Nos Bailes Da Vida de Milton Nascimento. Shows da Amazônia Jazz Band e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz serão oferecidos no Parque Urbano Belém Porto Futuro

Para a estreia, o saxofonista Harley Bichara e o pianista Edgar Matos, da AJB, vão apresentar um repertório com músicas paraenses, como “Foi assim”, de Paulo André e Ruy Barata, e “Uirapuru”, de Waldemar Henrique. No programa constam ainda clássicos do jazz, como “Satin Doll”, de Duke Ellington and Billy Strayhorn, e “Wave” e “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim.

“Para nós é uma oportunidade de levar o nosso trabalho do teatro para mais próximo do público, num lugar novo e já muito querido pelo povo belenense, no horário do pôr do sol. Também ajuda a difundir a música instrumental, me sinto muito honrado. Vamos tocar músicas especiais para as pessoas também cantarolarem com a gente”, enfatizou Harley Bichara.

Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, essa é a oportunidade de promover o contato de um público mais diverso com a riqueza musical dos corpos artísticos paraenses. “O Porto Futuro é um espaço que tem sido carinhosamente abraçado pela população. Um lugar seguro e amplo que, aos poucos,  recebe modelagens de práticas artísticas e culturais. O Porto Musical é uma dessas experiências. Esse formato simples vai ganhando corpo, conforme a retomada das atividades culturais for acontecendo. Então, passaremos a ter novas formações, com mais músicos e instrumentos”.

*Com informações da Sorella Conteúdo 

Serviço
Estreia do “Porto Musical”
Sábado, 12/09, às 17h30
Parque Urbano Belém Porto Futuro - Bairro do Reduto
Entrada gratuita