Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Estado investe em acessibilidade para unificar atendimento nos museus

Servidores desenvolvem técnicas de inclusão cultural, por meio da audiodescrição, e colocarão em prática nas programações da Secult

Por Gabriel Marques (SECULT)
11/09/2020 21h08

Com o objetivo de oferecer um atendimento cada vez mais próximo e inclusivo, os museus do Estado têm reforçado as políticas de acessibilidade, investindo principalmente na a capacitação dos servidores. Nos dias 10 e 11 de setembro (quinta e sexta-feira), o ll Encontro de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD) desenvolveu estratégias fundamentais para derrubar barreiras e facilitar a interação em espaços museais. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM).

A capacitação busca mostrar aos servidores os conceitos fundamentais da inclusão e a produção de um material audiodescritivo na Igreja de Santo Alexandre, que integra o Museu de Arte Sacra, para ser exposto posteriormente. A atividade tem sido dedicada ao setor da Educação dos Museus.

“Nesta fase, a equipe vai desenvolver e produzir um conteúdo digital da seguinte forma: a equipe de educadores, em conjunto com a professora, irão selecionar as obras de características mais representativas. Com isso, vamos produzir o vídeo com esse recurso da audiodescrição. Tudo acontece dentro do calendário do Domingo da Acessibilidade”, informou Raimundo Calandrino, da Coordenação de Educação do SIMM.A Sala dos Sentidos, voltada para pessoas com deficiência visual. contará com réplicas e peças de acervo de vários museus

Durante o aprendizado, muitos servidores refletem sobre a importância de suas funções nos museus. “Ela vem para formar e somar de uma forma muito positiva, visto que a partir dessa formação vamos conseguir ampliar nosso público. Então, como historiadora e profissional da área da educação, penso que faz com que nós, educadores, comecemos a repensar o nosso trabalho e como torná-lo mais acessível para esse público”, ressaltou a servidora Natália Alfaia, participante do curso.

Domingo da Acessibilidade - Seguindo todas as recomendações de higiene e distanciamento, devido à pandemia de Covid-19, a programação ocorrerá no próximo domingo (13), das 09 às 17 h, no Museu de Arte Sacra, no centro histórico, e contará com a Sala dos Sentidos – espaço sensorial voltado para pessoas com deficiência visual. O local contará ainda com réplicas e peças de acervo de vários museus, para que os visitantes tenham uma experiência tátil. A entrada é gratuita.

Para a técnica historiadora Dayseanne Ferraz, pesquisadora do SIMM e uma das responsáveis pela Sala dos Sentidos, a expectativa é que os visitantes possam encontrar um espaço e atendimento cada vez mais humanizados. “A mostra da Sala traz acervo de todos os museus em um mesmo lugar, o que facilita o conhecimento de uma tipologia variada de coleções que estão salvaguardadas nos museus, e que são, antes de tudo, patrimônios de toda a sociedade”, ressaltou.

Além da Sala dos Sentidos, a programação também conta com mediadores para pessoas com deficiência, que ficarão na Igreja de Santo Alexandre para formação de grupos de visitação ao Museu de Arte Sacra, Museu do Círio, Museu do Encontro (no Forte do Presépio) e a Casa das Onze Janelas.