Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADES

Em Castanhal, Governo retoma ações do projeto 'Parcerias Pelo Pará'

A ideia é promover encontros sobre gestão pública e privada, de caráter institucional e empresarial, para gerar emprego e renda aos municípios

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
14/09/2020 09h54

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), retoma o Projeto “Parcerias Pelo Pará – Agenda do Desenvolvimento, Emprego e Renda”, na próxima quarta-feira (16), em Castanhal, onde será oferecida uma ampla programação para atender as demandas das gestões pública e privada, em encontros de caráter institucional e empresarial.

O 'Parcerias' se trata de um conjunto de ações realizadas pela Sedeme, com o apoio de outras secretarias do Estado e entidades colaboradoras, que vai percorrer municípios das 12 regiões de integração do Pará. Foi lançado em outubro do ano passado e já passou por Marabá, Santarém e Parauapebas, antes da paralisação das atividades públicas devido à pandemia da Covid-19. As atividades realizadas envolvem encontros sobre gestão pública e privada, de caráter institucional e empresarial, com o objetivo de, através da integração das ações dos órgãos de desenvolvimento do Estado com o poder público municipal, iniciativa privada e entidades de classe representativas do setor produtivo, gerar emprego e renda aos municípios.

“O Parcerias Pelo Pará é de grande importância para o desenvolvimento econômico do Estado, uma vez que integra vários órgãos estaduais, levando as oportunidades que, muitas vezes, não são de conhecimento da população”, explica o secretário adjunto do órgão idealizador do projeto, Carlos Ledo.

“Como nós fizemos em 2019 quatro encontros em três regiões do Estado, o Parcerias Pelo Pará percorrerá as outras nove regiões de integração, dando continuidade ao projeto, com uma finalidade especial, que é estabelecer uma agenda contínua com os municípios, oferecendo um ambiente e um estímulo à troca e coleta de informações relevantes para o desenvolvimento do Estado, com base nos conhecimentos locais, regionais e, fazendo assim, com que os órgãos e as associações e entidades que acompanham a Sedeme possam trabalhar no crescimento do município e da região”, complementou Mauro Barbalho, coordenador da Diretoria de Desenvolvimento da Industria, Comércio e Serviço, setor da Sedeme onde o projeto surgiu.

Ao todo, oito órgãos estaduais (Jucepa, Seaster, Seplad, Codec, Sedeme, Banpará, CredCidadão e Sedap) e três instituições parcerias (Sebrae, OCB/Sescoop e Famep) levarão conteúdo dos mais diversos setores para os participantes do evento. A Companhia de Desenvolvimento do Pará, por exemplo, fará uma rápida descrição dos objetivos e ações da Codec no Estado, além de oferecer palestra que abordará atrações de investimentos.

“Vamos enfatizar as ações que já estão ocorrendo em parceria com a prefeitura, como a implantação do distrito industrial e o parque da indústria de pequeno porte, que, entre outras coisas, proporcionarão a implantação de novas industrias e o adensamento das cadeias produtivas do município”, adianta Evandro Diniz, gerente de Relações Institucionais do órgão.

As inscrições para participar da programação são limitadas e devem ser feitas através deste link.

Confira aqui a programação completa.