Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS

Sedap reúne com pecuaristas de corte e de leite em São Félix do Xingu

Ação serviu para explicar aos produtores as ações do programa e o que será feito pelo órgão

Por Camila Botelho (SEDAP)
14/09/2020 10h38

Na segunda visita da equipe do Programa Territórios Sustentáveis (TS), pertencente ao Plano Estadual Amazônia Agora, do Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Estadual Agropecuário e da Pesca (Sedap) reuniu produtores na vila Nereu, em São Félix do Xingu, para explicar as ações do programa e o que será feito pelo órgão. A maior dos produtores trabalha com a pecuária de corte e de leite. A ação ocorreu no último dia 1º de setembro.

“Queremos ir a cada comunidade, mostrar para cada produtor que podemos fazer um sistema mais intensivo, produzindo com mais qualidade e eficiência, utilizando menos área e, dessa forma, estaremos devastando cada vez menos o meio ambiente”, afirmou o secretário adjunto, Lucas Viera. Mais de 40 produtores da comunidade se inscreveram na iniciativa.

A ação da Sedap no programa Territórios Sustentáveis é o fomento, que é também a fase final do TS. Após o diagnóstico realizado pela Emater e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a secretaria vai entrar com a assistência técnica na próxima etapa.

A assistência técnica vai ser continuada, uma vez ao mês na propriedade, fazendo junto ao produtor todo o levantamento, boas práticas e manejo, para que a produção seja feita da melhor forma possível. Também dentro do TS, outras ações serão realizadas, entre elas, o sistema de pasto rotacionado, entrega de mudas de cacau e sêmen de qualidade.

Os órgãos participantes do plano são: Sedap, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Emater-PA, Iterpa, Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Banpará.