Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Detran realiza Semana Nacional de Trânsito com ações de educação em todo o Estado

Este ano, a campanha tem como tema 'Perceba o risco. Proteja a vida!'

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
17/09/2020 14h27

Atividades começam nesta sexta (18) e segue até o próximo dia 25 de setembroO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realiza, de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito. A campanha educativa tem como tema principal “Perceba o risco. Proteja a vida!”, com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre os principais fatores de risco de acidentes no trânsito.

No Pará, o Detran realizará uma intensa programação com ações de abordagem a pedestres e condutores de veículos, nos municípios da Região Metropolitana de Belém, distribuição de panfletos educativos, mesa-redonda e palestras educativas, em formato de lives, além de atividades lúdicas e esportivas. As ações terão a parceria dos demais órgãos de trânsito, como a Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), além do apoio das secretarias de governo e organizações da sociedade civil.

Este ano, o órgão realiza desde o dia 8 de setembro, como parte da Semana Nacional de Trânsito, o projeto “Educação de Trânsito por Todo o Pará”. Os servidores da Coordenadoria de Educação estão percorrendo as 12 Regiões de Integração do Estado para orientar os moradores sobre a importância da segurança nas estradas do Pará. Com isso, o Detran pretende regionalizar as ações, levando em consideração as especificidades do trânsito em cada município. O projeto também terá ações específicas durante a Semana Nacional nas cidades de Santarém, Soure, Salvaterra, Eldorado dos Carajás, Canaã dos Carajás e Brejo Grande do Araguaia.

Em Belém, a programação da Semana Nacional de Trânsito será aberta à população. No sábado, 19, às 17h, os visitantes do Parque Porto Futuro terão a oportunidade de receber orientações sobre segurança no trânsito e participar de atividades culturais de teatro e música. 

Fazendo parte da Semana Nacional, desde o dia 8, Detran realiza o projeto 'Educação de Trânsito por Todo o Pará'O diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes, explica que o objetivo da programação é intensificar ações de educação no trânsito e chamar a atenção da população de todo o Estado sobre a necessidade de observar as normas de segurança e preservação da vida. “Este ano, decidimos ir a todas as regiões e nos 64 municípios que já possuem alguma dinâmica de trânsito. Durante a Semana Nacional, teremos três equipes atuando em regiões diferentes, o que é uma felicidade estar em todo o Estado, realizando esse trabalho de conscientização”, destaca.