Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO

Campanha do Igeprev coleta 40 bolsas de sangue e mais de 30 cadastros de medula óssea

Parceria com o Hemopa teve adesão de servidores e segurados do Instituto estadual

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
17/09/2020 16h54

Coleta de 40 bolsas de sangue e 32 cadastros para doação de medula óssea. Esse foi resultado da campanha promovida pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), na manhã desta quinta-feira (17), em parceria com a Fundação Hemopa. As doações vão beneficiar cerca de 160 pacientes que precisarem de sangue nos hospitais da região metropolitana de Belém.

A iniciativa inédita mobilizou servidores e segurados. Toda uma estrutura foi montada na sede órgão, na av. Alcindo Cacela, no bairro de São Brás, em Belém, para garantir a segurança dos doadores durante a coleta. Os protocolos de prevenção ao coronavírus, recomendados pelas autoridades sanitárias, foram seguidos, como o distanciamento social e o uso de álcool em gel e máscaras de proteção.

A servidora Thieny Gonçalves foi uma das doadoras de sangue. “Gostei muito, porque a estrutura de doação foi (montada) aqui mesmo no Instituto. Assim, a gente se sente encorajada e animada para doar. Me sinto muito feliz em poder doar meu sangue e um pouquinho de esperança e vida para as pessoas que precisam. O Igeprev está de parabéns por desenvolver essa ação", agradeceu.

Para a assistente social do Hemopa, Katikene Abreu, as doações vão ajudar a manter o estoque do banco de sangue do hemocentro. "Como sangue é perecível, tem validade de apenas 30 dias, precisamos que os doadores se disponibilizem a doar sempre que puderem”. Ela destacou ainda a importância de campanhas como essa do Igeprev para conscientizar e estimular a sociedade a praticar o ato de solidariedade que salva vidas.

O presidente do Instituto, Giussepp Mendes, participou como doador. "Sabemos que a pandemia prejudicou as doações este ano, então a adesão dos servidores e beneficiários à campanha foi muito importante para fortalecer o trabalho do Hemopa. Estamos felizes com o resultado ".

Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa, também acompanhou a coleta. Ele agradeceu a iniciativa inovadora do Instituto. "Isso para nós é um incentivo. Esses doadores serão multiplicadores desta causa. Essa é a primeira parceria que estamos estabelecendo no Estado e é de vital importância que este exemplo possa estimular outros órgãos e servidores a realizar a doação de sangue e medula óssea".

A campanha do Igeprev também foi uma forma de celebrar o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, a ser comemorado no próximo dia 19 de setembro.