Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas reforça compromisso com a Segurança do Paciente

Por Marcelo Leite (COSANPA)
17/09/2020 16h57

O surgimento de uma nova doença viral como a Covid-19, com alta taxas de contágio e uma enorme facilidade de transmissão, colocou a Segurança do Paciente no centro das ações de prevenção realizadas por instituições de saúde neste ano em todo o mundo. 

Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado nesta quinta-feira (17), teria como foco não apenas a qualidade na assistência aos usuários dos serviços de saúde, mas também a segurança dos profissionais de saúde.

Para marcar a passagem da data, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna dedicou esta quinta-feira a ações de sensibilização sobre a Segurança do Paciente. “Hoje é um dia para lembramos de como devemos exercer nossa missão de cuidar dos pacientes, familiares e servidores”, explica Andrezza Mota, chefe de Enfermagem do Hospital de Clínicas. 

Ao longo do dia, atividades lúdicas e educativas foram realizadas no Hospital e no Centro de Hemodiálise Monteiro Leite, ligado à Fundação, com objetivo de promover a reflexão e estimular a prática dos seis protocolos internacionais de Segurança do Paciente: Identificação Correta dos Pacientes; Comunicação Efetiva; Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos; Cirurgia Segura; Higienização das Mãos; e Redução do risco de quedas e lesão por pressão.

Medida básica para a prevenção e disseminação do novo coronavírus, a Higienização das Mãos foi um dos protocolos mais abordados na campanha. “Temos consciência de que as mãos que salvam vidas podem ser as mesmas que trazem infecções. Por isso, a higienização das mãos se tornou crucial”, complementa Andrezza. 

Realizadas pela Assessoria de Segurança e Qualidade Hospitalar (ASQH), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Serviço de Enfermagem (SENF), as ações reforçam o compromisso da Fundação com o tema global da campanha e qualidade assistencial. “Trabalhamos as metas de segurança diariamente e, com essa mensagem de sensibilização, damos mais um passo no caminho que estamos trilhando rumo à excelência do cuidado”, destacou Diego Santos, enfermeiro da Qualidade na Fundação.