Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Secult realiza programação especial na Semana Nacional do Trânsito

Por Gabriel Marques (SECULT)
18/09/2020 15h02

O Governo do Pará, por meio do Departamento de Trânsito (Detran-PA) e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), vai levar a programação da Semana Nacional do Trânsito para bairros do programa Territórios pela Paz (TerPaz). O calendário inicia a partir desta sexta-feira (18) e passa por espaços como Porto Futuro (sábado) e Praça da República (domingo), com ações de conscientização e educação feitas pelo Detran, além de atividades lúdicas de teatro e música feitas pelos artistas do Centro Artístico Cultural Belém Amazônia - Rádio Margarida.

No TerPaz, a ação acontece de 21 a 25 de setembro, nos bairros do Guamá, Jurunas e Terra Firme, em pontos estratégicos onde o trânsito é mais intenso. O objetivo é orientar a população com ações de incentivo a práticas corretas, com foco no uso do capacete pelos motociclistas, já que os acidentes graves envolvendo motos têm sido o maior desafio dos órgãos de trânsito na redução das estatísticas.

Segundo Adriano Barroso, coordenador do TerPaz pela Secult, a inciativa é importante para reforçar a consciência no trânsito. “Cultura e educação são pilares importantíssimos para as questões sociais e de cidadania. Hoje, temos um problema gigantesco que é o caso do trânsito. Acreditamos que grande parte vem da educação e da cultura, da busca por entender o outro. Chegar a esses bairros é uma maneira de também compartilhar essa mensagem”, destaca o coordenador.

Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, a ação dentro de seu formato cênico já garante eficácia por chegar a espaços públicos de lazer e nas ruas. “A inclusão das artes cênicas nas campanhas de conscientização para a segurança no trânsito tem sido uma estratégia comprovadamente eficiente. Queremos fazer essa experiência, em parceria com o Detran, como uma ação integrada do TerPaz. Por isso, precisamos ir até as ruas, os cruzamentos, os locais onde as infrações acontecem para criar essa empatia e parceria com a população”, destaca a secretária.

Peça-chave da programação, os artistas da Radio Margarida passaram por preparação junto ao Detran. Tudo isso para compor os palhaços, as roupas e a abordagem na hora de falar com o público. “O trabalho da Rádio Margarida envolve linguagens artísticas e meios de comunicação social. Vamos utilizar o teatro, os palhaços e também a construção de esquetes específicas para abordar situações que envolvem o motorista, ciclistas, pedestres. Também teremos roupas voltadas para o tema. Será uma atividade lúdica, mas tratando de um assunto sério”, reforça Osmar Pancera, da Coordenação de Elaboração de Projetos da Rádio Margarida. 

Serviço:

Sábado, 19/09 - Porto Futuro
Horário: A partir das 16h

- Atividades lúdicas com teatro e música de Artistas Clowns (Rádio Margarida)

- Atividades educativas feitas pelo Detran, com orientações e entrega de material informativo de segurança no trânsito 

Domingo, 20/09 - Praça da República 
Horário: A partir das 9h 

Ações nos Territórios pela Paz:

21 a 23/09 - Ações educativas do Detran
21 a 25/09 - Atividades lúdicas com Rádio Margarida
A partir das 8h
Bairros: 
Guamá - Av. José Bonifácio com Barão
Jurunas - Tv Fernando Guilhon com Av. Berneado Saião
Terra Firme - Praça São Domingos com a feira da Terra Firme