Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemocentro de Santarém vai pela primeira vez a Uruará e coleta 182 bolsas de sangue

Campanha de coleta contou com o suporte do hospital municipal e a participação de militares do Exército que servem em Altamira

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
18/09/2020 15h18

Militares do Exército em serviço em Altamira, na Transamazônica, participaram como doadores de sangue voluntários na ação em UruaráMilitares do Exército Brasileiro, da Segunda Equipe do 51° Batalhão de Altamira, participaram da primeira campanha de coleta de sangue no município de Uruará, na Transamazônica, e contribuíram para o sucesso da ação.

Durante os dois dias de coleta, 16 e 17, compareceram 194 voluntários, dos quais 182 estavam aptos e doaram o equivalente a uma bolsa de sangue.

O atendimento foi feito em parceria com o Hospital Municipal de Uruará, que forneceu a estrutura para a coleta de sangue. Na unidade também funciona a recém-inaugurada, pelo Governo do Pará, Agência Transfusional de Uruará, que atende 4 hospitais da Transamazônica.

O Hemocentro de Santarém é a unidade da Fundação responsável por abastecer a Agência Transfusional de Uruará e promover a cobertura hemoterápica, além de dar suporte ao atendimento hospitalar e ambulatorial.

Vanuza Silva tem 42 anos e fez a primeira doação de sangue. "Eu sempre quis doar e quando soube que o Hemocentro de Santarém vinha até Uruará fazer a coleta de sangue, vim logo", disse.Vanuza Silva doou sangue pela primeira vez: "Sempre quis doar"

Essa atividade faz parte do projeto de descentralização dos serviços da Fundação Hemopa. O objetivo é aproximar-se da população para mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância social da doação de sangue, vitória comemorada pelo gestor do Hemopa Santarém, Joaquim Araújo.

“Uma campanha histórica, pois há 30 anos que o Hemocentro de Santarém faz a distribuição do sangue no oeste do Pará e essa é a primeira vez que foi realizada uma campanha externa numa cidade localizada na Transamazônica. Com o empenho de toda a equipe, tivemos essa felicidade de fazer a campanha com sucesso. Só temos motivos para agradecer à população de Uruará e a todos os nossos colaboradores”, destacou.

SALVAR VIDAS

O Hemocentro Regional de Santarém atende 22 hospitais, dentre eles dez Agências Transfusionais, em 20 municípios do oeste do Pará. O serviço transfusional é ininterrupto e por isso o estoque de sangue das unidades da Hemorrede devem estar sempre aptos a atender a demanda da rede hospitalar.

“Nossa missão é salvar vidas e para isso não medimos esforços. As campanhas externas itinerantes nos permitem alcançar novos doadores e ainda mostrar para toda a sociedade a importância deste gesto simples. Além disso, é de suma importância o Hemopa estar presente com o seu controle de qualidade, segurança transfusional e distribuir hemocomponentes para todos os que precisam”, destacou o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra.