Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

Hospital Jean Bitar faz mutirão para avaliar candidatos à cirurgia bariátrica

Por Joelza Silva (HJB)
18/09/2020 21h16

O governo do Estado, por meio do Hospital Jean Bitar (HJB),  promove neste sábado (19), a partir das 8h, mutirão de consultas para primeira avaliação de 60 candidatos inscritos no Programa Obesidade Zero, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O objetivo é agilizar o atendimento e diminuir o tempo de espera para cirurgias bariátricas.

O Hospital Jean Bitar é a unidade hospitalar do Estado referência na assistência a pacientes com obesidade. Dentro do Programa Obesidade Zero, fará 20 cirurgias bariátricas por mês, além de toda a avaliação clínica do candidato e acompanhamento no pré e pós-operatório do usuário, feito por equipe multiprofissional. O Hospital Público Galileu fará outras 20 cirurgias, totalizando 40 no total pelo programa.

A primeira avaliação consiste na triagem médica feita pela equipe de endocrinologistas, para verificação do peso e altura e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). A partir do resultado e do potencial de doenças associadas à obesidade, é definida a real necessidade, ou não, do candidato à cirurgia bariátrica.

Os candidatos que tiverem o IMC abaixo de 35 não serão indicados ao procedimento, mas serão encaminhados para o serviço de endocrinologia do próprio hospital para tratamento clínico da obesidade grau 1. No caso dos avaliados com IMC entre 35 e 39, é necessário que, além disso, apresentem doenças associadas à obesidade grau 2, para fazer o procedimento cirúrgico. Estarão aptos, também, os candidatos que apresentarem IMC igual ou maior que 40, que serão encaminhados ao acompanhamento por equipe multiprofissional para fazer a cirurgia, mesmo sem doenças associadas à obesidade grau 3.

Para participar do Programa Obesidade Zero, o candidato deve acessar o site www.obesidadezero.pa.gov.br e preencher as informações solicitadas. A supervisão de Atendimento do HJB entra em contato com o candidato para agendar a primeira avaliação com a equipe de endocrinologia.

Durante o mês, 400 candidatos serão convocados a comparecer no hospital para serem submetidos à primeira avaliação pela equipe médica. A convocação dos candidatos é por ordem cronológica de inscrição no programa. A primeira convocação de 40 candidatos à cirurgia para avaliação de endocrinologista do HJB ocorreu nesta quinta-feira (17).

Serviço: O HJB fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, no Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.