Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Mangueirão recebe treinamento de resgate em altura em curso de bombeiros civis

Por Paula Portilho (EMATER)
19/09/2020 11h43

Quarenta alunos do curso para bombeiros civis participaram, na manhã deste sábado (19), de treinamento para instrução de salvamento em altura, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. A capacitação teve apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), seguindo o padrão de protocolo sanitário, com uso de máscaras e álcool em gel, recomendado por autoridades de saúde.

“O Mangueirão é um dos melhores cenários para se reproduzir as mais variadas situações em salvamento em altura. Por isso, já fizemos outras atividades semelhantes aqui. O objetivo é tornar o profissional apto a estabilizar o sistema de corda e ancoragem no momento em que a vítima esteja em risco de queda. Com essas técnicas, o profissional consegue fazer uma abordagem e chegar até a vítima de forma segura para prosseguir com o salvamento”, disse o coordenador técnico do curso da Completa Cursos, Cesar Augusto Ribeiro.

O público participante se dividiu em duas turmas, com instrução em duas oficinas, a de “Nós, Amarração e Ancoragem” e a de “Descida Técnica de Resgate”. Para a aluna Karla Melo, o momento foi de agregar conhecimento. “Estamos vendo aqui todos os procedimentos com nossos instrutores, e como faço um curso técnico de Segurança do Trabalho, estas técnicas hoje aqui aprendidas vêm a somar. Além de que o espaço, no caso, o Mangueirão, é excelente em especial por se tratar de resgate em altura”, ressaltou.

“O Mangueirão, mais uma vez, abre suas portas, ainda que gradualmente, à sociedade, nesta ocasião com o objetivo de treinar os bombeiros civis, que é uma categoria muito importante de profissionais que atuam em estabelecimentos diversos, como shoppings centers e estádios. Para nós, é uma satisfação receber essa atividade, pois nossa estrutura é muito propícia para esse tipo de qualificação e ainda muito mais já que no estádio se praticam diversas atividades esportivas, beneficiando vários atletas, o que mostra a multifuncionalidade do Mangueirão, além do futebol”, afirmou o gerente de Segurança do Estádio Olímpico, Cláudio Santos.