Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Ação de educação no trânsito movimenta Parque Urbano Belém Porto Futuro

Programação acontece na Praça da República neste domingo (20), e entre os dias 21 e 25 de setembro, seguirá para os bairros do Programa Territórios pela Paz

Por Thaís Siqueira (SECULT)
20/09/2020 08h24

Equipes da Educação no Trânsito do Detran distribui materiais lúdicos e informativos para crianças sobre segurança no trânsito O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Departamento de Trânsito do Estado (Detran), realizou neste sábado (19) uma programação cultural com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos de acidentes no trânsito. A iniciativa pela Semana Nacional de Trânsito aconteceu no Parque Urbano Belém Porto Futuro com atividades lúdicas de teatro feitas pelos palhaços do Centro Artístico Cultural Belém Amazônia - Rádio Margarida.

Servidores da Educação no Trânsito do Detran distribuíram panfletos para os adultos, contendo orientações sobre a Lei Seca, uso de celular ao dirigir, excesso de vocidade e uso de capacete por motociclistas. Também foram entregues materiais para as crianças, com atividades lúdicas e jogos educativos. Os palhaços da Rádio Margarida caminharam pelo local fazendo brincadeiras e divertindo os visitantes enquanto davam instruções acerca da segurança no trânsito.

Cartilhas do Detran educam para o trânsito com linguagem lúdicaLuiz Henrique, 14, conta como foi participar da atividade. "Eu aprendi que não se deve andar na rua sem atenção e nem andar de moto sem capacete. Como eu já caí de moto e desloquei meu ombro, tomo ainda mais cuidados para não deixar isso acontecer de novo. E quando algum amigo vai sair nesse tipo de veículo, eu explico logo que ele deve se cuidar para evitar acidentes", disse.

Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, é fundamental intensificar as campanhas utilizando ferramentas lúdicas. "Os órgãos de trânsito têm fortalecido essas iniciativas e a Secult entra nessa parceria para somar. Nós estamos trazendo para o Pará uma experiência realizada em Bogotá, na Colômbia, que usa a linguagem lúdica e cênica em espaços como os ônibus, buscando conscientizar a população por meio desse instrumento. Lembrando que cada uma em cada um de nós é também responsável pela segurança de todas e todos", ressaltou.

O diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes, pontuou que realizar essa ação no novo espaço de lazer de Belém foi uma grande oportunidade, já que esse tem sido bastante frequentado por crianças. "A ideia é justamente passar essa mensagem para as crianças, pois entendemos que elas têm um papel fundamental como influenciadoras no comportamento dos pais. Então, buscamos de uma forma simples e engraçada conscientizar sobre os cuidados e a importância de se preservar a vida".

Desde às 8h deste domingo (20), a programação será realizada na Praça da República, e entre os dias 21 e 25 de setembro, o projeto seguirá para os bairros do Programa Territórios pela Paz (TerPaz): Guamá, Terra Firme e Jurunas, em pontos estratégicos onde o trânsito é intenso.