Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Gestores da SEAP participam de capacitação técnica

II Curso de Procedimentos Penitenciários para Diretores e Coordenadores de Unidades Penitenciárias tem aulas teóricas e práticas

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
21/09/2020 15h45

A capacitação continuada dos servidores é um dos pilares de atuação da gestão da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Na manhã desta segunda-feira (21) se iniciou o II Curso de Procedimentos Penitenciários para Diretores e Coordenadores de Unidades Penitenciárias da SEAP. No primeiro dia de aula teórica foram abordados temas como relação interpessoal no ambiente de trabalho e Direitos Humanos. 

Para o diretor do Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II), Carlos Favacho, este curso foi elaborado para aprimorar a realidade dos gestores dentro de uma secretaria. "Hoje o servidor trabalha em uma secretaria que visa contribuir para as novas diretrizes aplicadas para o sistema. "Discutir as questões do relacionamento interpessoal vai contribuir para que nós possamos respeitar, nos colocar no lugar do outro, ajudar e compartilhar conhecimento. Dessa forma, passamos a entender que não somos gestores de uma casa penal, mas somos o sistema como um todo".  

De acordo com o diretor da Cadeia Pública de Jovens e Adultos, Arnaldo Neto, a iniciativa de trabalhar, ensinar e orientar os gestores é fundamental para uma boa gestão de modo geral, não só numa unidade prisional ou da secretaria em si, pois quem ganha é a sociedade. O diálogo reflete de forma positiva, principalmente no que tange Direitos Humanos.

"Trabalhar os direitos humanos nada mais é que trabalhar a dignidade do custodiado. Ter o conhecimento do direito da pessoa privada de liberdade é algo fundamental para alcançar esse objetivo, trazer um entendimento e muita quebra de paradigma, além da execução da assistência que é pautada dentro da Lei de Execuções Penais para alcançar esse interno. Não se trata de proteger a pessoa que cometeu o crime, mas oportunizar a mudança e uma nova perspectiva de vida, a partir momento da privação de liberdade. Trabalhar os direitos humanos é trabalhar o resgate da pessoa presa, com objetivo de reintegração na sociedade", destacou o diretor da Cadeia Pública de Jovens e Adultos, Arnaldo Neto.  

O curso terá duração de duas semanas e abordará conteúdos teóricos e práticos. Além da relação interpessoal e Direitos Humanos, serão discutidos teoricamente: gerenciamento de crise e o Manual de Procedimentos Operacionais da SEAP. Na prática, os servidores são capacitados no uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), auto proteção, rotina e procedimento do sistema prisional e armamento e tiro.

A gerente administrativa da Central de Triagem da Marambaia (CTMAB), Bruna Araújo, ressalta ser de extrema importância a execução de cursos nesses padrões para uma preparação tanto operacional, quanto do âmbito administrativo para os servidores.

"Não vi outras gestões proporcionarem esses tipos de cursos para diretores, gerentes, coordenadores, tanto de segurança e administrativo, nem investirem tanto na capacitação destes. É importante porque são pessoas que estão à frente das unidades prisionais, muitos não tinham preparo e aprendiam na prática das atividades. O curso teórico e prático é de extrema importância para a preparação desses gestores, tendo como base o Manual de Procedimentos Operacionais da SEAP", disse a gerente administrativa da Central de Triagem da Marambaia (CTMAB), Bruna Araújo.