Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

CIIC promove manhã especial pelo Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) é uma unidade coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster)

Por Rodrigo Souza (SEASTER)
21/09/2020 16h21

Programação do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania nesta segunda-feira (21) contou com atividades de Terapia OcupacionalJosé Luís Borges, de 15 anos, começou a frequentar o Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) com 10 anos de idade.  Acompanhado pelo pai, ele foi recebido com um café da manhã especial na manhã desta segunda-feira, 21, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

O pai de José, Silvério Borges, de 46 anos, conta que a escola que o filho estuda orientou a família à procurar um serviço especializado para atender a dificuldade de fala e outras demandas que o adolescente apresenta, mas foi durante uma passagem pela Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, que os médicos da instituição encaminharam José para o CIIC. 

De lá para cá, já são quase seis anos tendo acesso aos serviços de Clínica Médica, Odontologia e Fonoaudiologia. “Esse espaço é muito importante para o meu filho para que ele não fique a margem da sociedade. É muito bom um órgão como esse que possa incluí-lo, principalmente na área da assistência e da saúde”, explica Silvério.

Silvério que faz questão de acompanhar o filho durante as sessões de fonoaudiologia e enfatiza a importância do Centro para a qualidade de vida dos seus usuários. “Quando o meu filho for adulto, ele poderá ser encaminhado para o mercado de trabalho aqui mesmo pelo CIIC e também poderá ser beneficiado com o auxílio para construir a casa própria”.

Durante a manhã, as alunas do curso de Terapia Ocupacional da Universida de Amazônia (Unama) também promoveram ações com o público do CIIC pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência para o público presente. 

“Essa atividade faz parte do nosso estágio de média complexidade social aqui no CIIC, onde nós trouxemos um cartaz com imagens de pessoas famosas que têm deficiência, com o objetivo de trabalhar a reflexão e a importância dessas pessoas que apresentam um trabalho relevante e de grande visibilidade para mostrar que ela são capazes de se engajar em todas as esferas” comenta a professora responsável, Gláucia Monteiro.  

Saiba mais sobre o CIIC

O Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) é uma unidade coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). A instituição é referência na promoção de políticas públicas voltadas para o público PcD e desde o ano passado vem ampliando o atendimento. 

“O CIIC viabiliza garantir as políticas públicas que presume o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Por isso, nós integramos diversas políticas para as Pessoas com Deficiência como Habitação, Trabalho, Emprego e Renda, disponibilizamos intérpretes de Libras para o usuário surdo, além dos serviços de Saúde que são muito importantes. Há dois anos, nós estamos ampliando o atendido para um público de fora da Região de Metropolitana de Belém. Em média, nós conseguimos atender anualmente de 2 a 3 mil pessoas” explica o coordenador do CIIC, Felipe Bordalo.  

O 21 de Setembro

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado no dia 21 de setembro por meio da Lei nº 11.133 de 2005, apesar de já ser comemorado desde o ano de 1982. O mês foi escolhido por estar próximo do início da primavera, fenômeno que representa o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.