Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Custodiados de 38 unidades prisionais do Pará recebem visitas familiares

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
21/09/2020 17h51

Continuou nesta segunda-feira (21), a retomada das visitas familiares nas unidades prisionais do Pará com base no novo cronograma elaborado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Com a diminuição de casos da Covid-19 no Estado e reflexo das ações de combate à doença, a SEAP autorizou a abertura de 38 casas penais da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior do Estado para as visitas. O cronograma dividiu a atividade até a próxima sexta-feira (25), evitando aglomeração e garantindo maior controle do sistema. As primeiras 16 casas foram liberadas no dia 17 de agosto, sendo o Pará um dos primeiros estados do Brasil a retomar a presença familiar nas casas penais.

Ao todo, 15 unidades prisionais foram abertas para visitas na RMB e 23 no interior do Estado, mais as carceragens de Almerim e de Oriximiná. Para que haja a liberação, a SEAP utiliza a avaliação feita pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) acerca da situação epidemiológica da unidade prisional e do município onde ela está localizada, com base nos critérios de proteção definidos pela própria Sespa e pelo Plano de Contingência contra o novo coronavírus desenvolvido pela SEAP. O objetivo é barrar a disseminação do vírus e proteger os custodiados, seus familiares e todos os servidores do sistema prisional. 
 
Durante as visitas, os familiares devem seguir as normas e protocolos de segurança definidos pela Seap, sendo obrigatório o uso de máscara por todos os presentes e manter, em tempo integral, o distanciamento social, permanecendo proibido o contato físico. Os espaços onde são realizadas as visitas são higienizados e desinfetados, antes e após o término de cada encontro. Álcool em gel e líquido, ambos 70%, também ficam disponíveis para os familiares e internos. Além disso, as familiares passam por uma triagem de saúde para então entrarem na casa penal, se não apresentarem sintomas da Covid-19. 

No Centro de Reeducação Feminino de Marabá (CRFMM) a interna Vera Lucia do Nascimento recebeu a filha e ficou muito feliz com o encontro. “Foi um sentimento muito bom porque fazia muito tempo que eu não a via, e só de ver, mesmo não tendo aquele contato físico de abraçar, cheirar, foi muito bom. Só de eu ver ela, saber que ela está bem, já foi uma grande felicidade”, disse. A filha, Rafaella da Silva, disse ter ficado aliviada ao chegar na unidade e ver a aplicação de medidas de prevenção à Covid-19. “É um sentimento de muita emoção e de medo, porque com esse vírus solto temos medo. Mas ao mesmo tempo me senti com segurança quando cheguei aqui e vi os procedimentos e o distanciamento. Quando chegamos aqui é feito todo um procedimento com a gente: medem a temperatura, usamos o álcool. Eu aprovo as medidas de prevenção da Seap porque também têm gente do grupo de risco aí dentro - na unidade - então a gente tem que tomar cuidado e as medidas certas”, destacou a familiar.

José Maria de Sena, interno do Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II), localizado em Marituba, também conta que ficou feliz por ter novidade dos familiares. “Boa a visita, muito boa! Fiquei sabendo da minha filha, dos meus filhos, netos, bisnetos, Graças a Deus. A visita foi sempre boa, como sempre foi, porque eu nunca tive problema nem aqui dentro e nem lá fora”, disse. Isabelle Ribeiro, esposa do custodiado do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará V (CRPP V), Eraldo Ribeiro, ficou aliviada ao ver o esposo bem. “Foi bom ter ocorrido a visita, principalmente depois de tanto tempo. Foi bom ver como estão, ver que estão bem”, afirmou. E Eraldo concordou. “Glória a Deus, só tenho a agradecer. Depois de seis meses sem ver minha companheira, só tenho a agradecer. Deu para matar um pouco a saudade”, comemorou o apenado.

A mãe do custodiado Alex Botelho, também do PEM II, também ficou muito feliz ao rever o filho. “Eu gostei muito porque fazia seis meses que eu não via meu filho e agora pela honra e glória do Senhor, eu estou vendo ele”. E não faltou alegria por parte de Alex também. “Primeiramente, eu queria agradecer a Deus por hoje eu estar vendo a minha mãe, porque fazia seis meses que eu não a via. Eu fico muito feliz por estar recebendo a minha visita e agradeço muito a Deus por essa oportunidade que Ele está dando de eu ver a minha mãe de novo pessoalmente, eu amo muito ela. Eu fazia a minha mãe chorar muito de desgosto, mas eu vou sair daqui como um filho recuperado”, prometeu o interno.

As visitas presenciais não suspendem as vídeo-visitas, que continuam a funcionar normalmente para os que estão cadastrados e nas casas penais ainda não foram liberadas para visita presencial. A escolha dos familiares que irão realizar as visitas foi feita pelos próprios custodiados. A SEAP irá entrar em contato com as pessoas indicadas para marcar o dia e horário do encontro, tornando indispensável a devida atualização cadastral por parte dos familiares. Durante a semana serão feitas outras análises para a possível liberação de mais casas penais para o fim do mês.