Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup realiza oficina para construção no plano estadual de segurança pública

Por Aline Saavedra (SECOM)
22/09/2020 16h34

Visando elencar e alcançar objetivos, levando em consideração os grandes investimentos e cenários que podem ocorrer no Pará, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) está elaborando o Plano Estadual de Segurança Pública para os próximos 10 anos, que deve, a cada biênio, ser reavaliado e adequado, caso necessário. Para a construção do plano, a Segup, por meio da Diretoria da Prevenção Social da violência e da Criminalidade (Diprev) deu início a uma oficina de Construção de Cenários para o Planejamento Estadual de Segurança Pública 2020/2030 nesta terça-feira, 22, no auditório da Escola de Gestão Pública do Pará (EGPA). O encerramento ocorrerá na próxima quinta-feira (24).

O titular da pasta de segurança pública do Estado, Ualame Machado, esteve presente na abertura do evento e destacou a importância do plano para manter as reduções da criminalidade alcançadas e se preparar, preventivamente, para o futuro.

“É preciso pensar em longo prazo. Terminou a nossa gestão a que assumir terá um projeto, as ações e políticas de segurança pública e de defesa social têm que transcender ao Governo. É preciso pensar de forma técnica, científica, mas que possa trazer nele ações concretas e passar por avaliação periódica. Daí a importância de cada ente da segurança pública, contribuir na sua área, entendendo e integrando com outros órgãos. Temos exemplos como as obras de Belo Monte e Tucuruí, grandes projetos que impactaram no passado e que agora nós queremos planejar a nossa atuação visando o futuro. O plano que estamos construindo não tem parâmetro ao tentar comparar com os de Santa Catarina, Tocantins, por exemplo, que já possuem. O lançamento desse plano será um momento histórico”, concluiu.

Durante a programação da oficina ocorrerá formação de mesas, debates sobre eventos futuros e reavaliação de tendências, por exemplo. Participam como palestrantes o chefe do Estado-Maior, Coronel PM Ronald Souza com o tema: Diagnóstico e cenários prospectivos em segurança pública; José Leôncio Siqueira representando a Secretaria de Estado da Ciência, tecnologia e Educação profissional (SECTEC) com o tema: Cenários da ciência, tecnologia e educação profissional nos próximos 10 anos com impacto na segurança pública; Rayrton Carneiro Santos, representado a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) como tema: Cenários do Meio Ambiente e Sustentabilidade nos próximos 10 anos com impacto na segurança pública, além de Lourival Ribeiro Junior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, mineração e Energia (SEDEME) com o tema: Cenários do Desenvolvimento Econômico nos próximos 10 anos com impacto na segurança pública.

"O trabalho já vem sendo desenvolvido há alguns meses e nessa etapa nós estamos acrescentando nele a percepção dos órgãos que compõem o sistema por meio de seus problemas, perspectiva de atuações do sistema, que compete às atribuições de polícia judiciária, penal, ostensiva, na gestão de trânsito e na perícia técnica científica e inclusão social, então por meio dessas dimensões de atuação nós estamos refletindo sobre como o sistema tem atuado nós últimos cinco anos, definir tendências para que a gente consiga alinhar quais seriam os cenários para os próximos anos no Pará considerando não só o Pará como um todo, mas também suas regiões, de maneira especifica através dos indicadores que cada órgão trouxe”, explicou o diretor da Diprev, Tenente Coronel Jorge Aragão.