Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Secretário da Seel se reúne na CBF para fortalecer o esporte paraense

Por Ângela Miranda (SEEL)
24/09/2020 17h33

O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Arlindo Silva, cumpre agenda oficial na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Na tarde desta quinta-feira (24), ele reuniu com o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, com o primeiro vice-presidente Cel. Nunes e Bruno Rosell do “Projeto Gol do Brasil”. 

Durante o encontro, o secretário apresentou o projeto de reforma e ampliação do Estádio Olímpico do Pará - Mangueirão, que segue o padrão da CBF e foi apresentado à imprensa paraense no mês de junho. Depois de um período de articulação do Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL), junto à CBF, o secretário Arlindo Silva oficializou o convite à Confederação para que a Seleção Brasileira de Futebol realize o jogo de reinauguração do Mangueirão, que está previsto para 2022. 

O Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Rogério Caboclo, recebeu o convite do Governo do Estado do Pará com muito entusiasmo. “Para a CBF é um privilégio muito grande receber o convite do estado do Pará, do Governador Helder, aqui representado pelo secretário Arlindo e, saber da revitalização do Mangueirão, que é um estádio icônico, onde a seleção brasileira já atuou e recebeu grandes jogos, que reúne grandes torcidas, a do Remo e Paysandu, entre outras torcidas que transmitem energia para a nossa seleção. Então, é juntar todas as forças em nome do nosso País e, para nós será um prazer se pudermos estar lá de volta o mais breve possível”, disse o presidente.

A expansão do “Projeto Gol do Brasil” para os municípios paraenses também esteve em pauta durante o encontro. Para o titular da SEEL, a expectativa é que o projeto possa avançar para os municípios no primeiro semestre de 2021. “Levando em consideração que o esporte é um instrumento de transformação social, nós estamos sempre dialogando com a CBF, Federação Paraense de Futebol e outras federações, a fim de buscar alternativas para que o esporte se aproxime cada vez mais da comunidade. Nós apresentamos um projeto de expansão do ‘Gol do Brasil’, para vários municípios paraenses. A CBF sinalizou ser favorável e agora nossa expectativa é resolver as questões burocráticas, para colocar em prática o projeto ainda no primeiro semestre do próximo ano”, ressaltou o secretário Arlindo Silva.

O diretor técnico do Gol do Brasil, Bruno Rosell, elogiou o trabalho que a SEEL e a Federação Paraense de Futebol vêm desenvolvendo em Belém. “Fico muito feliz com esse projeto de expansão do Gol do Brasil para os municípios paraenses, esse é o reflexo do trabalho que o a SEEL e a FPF vem fazendo em Belém. Pois esse é o nosso objetivo, fazer com que mais crianças tenham acesso a metodologia da CBF social. A partir de agora, vamos fazer o estudo técnico para ver a viabilidade da expansão”, pontuou.

Projeto Gol do Brasil - A missão é promover cidadania e educação por meio do futebol das crianças e dos adolescentes atendidos. Recentemente, a ação social ganhou a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a parceria ajuda a avaliar os impactos sociais na vida e na comunidade dos participantes do projeto, que vai desde as crianças até os instrutores.

Em Belém, o projeto atende 240 alunos, de 6 a 17 anos da rede de ensino pública, que residem nos bairros próximos ao local das aulas, como na Cabanagem e Benguí. Por conta da pandemia da Covid-19, as aulas foram paralisadas para preservar a saúde e segurança das crianças e adolescentes. 

Financiado pelo Legado Copa do Mundo Brasil de 2014, o Gol do Brasil está implantado, além do Pará,  no Recife (PE), São Paulo (SP), Ribeirão Pires (SP) e Teresópolis (RJ).