Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Workshop virtual Conectividade 5G na Amazônia inscreve até domingo, 27

Evento aborda palestras sobre tecnologias correlatas com depoimentos de gestores e líderes comunitários

Por Juliane Frazão (PCTGuamá)
25/09/2020 16h20

A programação do Workshop Conectividade 5G na Amazônia (Co5GAm) já está disponível e seguirá acessível por uma semana, até o dia 2 de outubro . O evento é uma realização do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPa) e instalado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em parceria da Fundação Guamá e apoio do IEEE Seção Centro-Norte Brasil. As inscrições podem ser realizadas até este domingo (27) no site https://www.lasse.ufpa.br/co5gam/.

Dividido em duas trilhas, o workshop conta com palestras que abordam aspectos conceituais como arquiteturas, características e classificações de elementos associados ao 5G e tecnologias correlatas; e depoimentos sobre o impacto da conectividade no cotidiano amazônico, com diferentes e complementares perspectivas de gestores, líderes comunitários e outros profissionais que trabalham com o tema.

No site do evento, os participantes conferem vídeos sobre as ações de empresas com atuações em 5G e inclusão digital, como Ericsson, Keysight, Telebrás e Hydro. Também é possível se inteirar sobre os mais recentes avanços no ambiente regulatório do país, comandado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e sobre projetos como o 5G-Range, coordenado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Especialistas compartilham as ações de importantes entidades como Internet Society (ISOC), Internet Engineering Task Force (IETF) e Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Cetic.br/NIC.br), as quais são essenciais ao ecossistema da Internet e Sociedade da Informação. A programação inclui ainda palestras técnicas de 12 pesquisadores de universidades brasileiras, distribuídos nas cinco regiões do país, os quais executam projetos de visibilidade internacional e relevância social.

O Co5GAm também conta com depoimentos de autoridades acerca da 5G, em especial dos reitores das Universidades Federal do Pará (UFPA), Rural da Amazônia (Ufra) e Instituto Federal do Pará (IFPA), Emmanuel Tourinho, Marcel Botelho e Claudio Alex Jorge da Rocha, respectivamente, e do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O' de Almeida.

Serviço:

Workshop Conectividade 5G na Amazônia (Co5Gam) – Programação virtual, com inscrições abertas até o dia 27 de setembro de 2020, no link https://www.lasse.ufpa.br/co5gam/. A programação ficará disponível aos inscritos até o próximo dia 02.