Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

No Dia do Idoso, Seel destaca importância do Programa Vida Ativa

Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) mantém ações dedicadas ao segmento da pessoa idosa, como as atividades físicas de forma orientada

Por Paula Portilho (EMATER)
30/09/2020 16h20

No dia 1º de outubro de 2003 foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso, desde então a data é mais uma oportunidade de reflexão sobre a situação do idoso na sociedade e questões relacionados a convívio familiar, garantia de direitos, a exemplo do direito à saúde, entre outros.

Há 20 anos com ações dedicadas ao segmento da pessoa idosa, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) mantém, por exemplo, o Programa Vida Ativa na Terceira Idade. A iniciativa garante acesso à atividade física de forma orientada, o que contribui à qualidade de vida e resgate da autoestima da pessoa idosa.

Aos 89 anos, Waldemar Sousa é um dos beneficiados pioneiros do Vida Ativa e atesta que o programa aumentou sua qualidade de vida Waldemar de Oliveira Sousa, de 89 anos, participa do programa Vida Ativa da Seel desde a sua fundação. “Comecei no início do Vida Ativa. Realizo minhas atividades na Tuna, hidroginástica, alongamento e natação, tudo pela Seel. Me sinto bem, tenho vitalidade praticando todas essas atividades. Hoje com a pandemia estou afastado das minhas atividades e sinto muita falta”.

O Vida Ativa atende cerca de dois mil idosos, em diversos núcleos distribuídos pelos municípios de Belém e Ananindeua: Clube da Tuna Luso Brasileira, Escola Triunfo, Escola de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Associação dos Servidores da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Asalp), Estádio Olímpico do Pará-EOP/ Mangueirão e Hospital Abelardo Santos.

Diretor técnico de Esporte e Lazer da Seel, Erivelto Pastana ressaltou que o Vida Ativa é exitoso. No momento, o programa está com as aulas presenciais suspensas em razão da pandemia.

"Estamos em estudo para fazer uma retomada segura das atividades. Mas, como forma de dar continuidade ao nosso propósito de bem-estar do aluno, produzimos videoaulas mostrando exercícios para combater o sedentarismo'', informou o diretor.

Ele acrescentou que "a tecnologia, inclusive, é nossa aliada e como parte da programação da Semana do Idoso promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da pessoa Idosa, a Seel esteve presente com dois representantes em debate sobre o tema”, ressaltou Erivelto Pastana.

A Seel participou na tarde desta quarta-feira (30) da live promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, em celebração ao Dia da Pessoa Idosa, com a assistente social Flávia Sousa, como moderadora do diálogo e ainda com o professor de educação física, Marco Rabelo, do programa, entre outros convidados, sobre "As tecnologias virtuais como instrumento de acesso aos serviços disponíveis à população idosa”.

As videoaulas são publicadas nas redes sociais da secretaria, com exercícios demonstrados pelos professores que têm como público-alvo os alunos do Vida Ativa, e podem ser acessados pela comunidade, em geral.

Programa Vida Ativa desenvolve atividades físicas e promove encontros com dança folclória, como este evento (antes da pandemia)Mais sobre o Vida Ativa

O Vida Ativa atende pessoas com mais de 50 anos, com diversas atividades orientadas por professores de Educação Física e supervisionadas por técnicos em Gestão de Esporte e Lazer, também formados em Educação Física. As atividades desenvolvidas são: hidroginástica, natação, caminhada, ginástica, aerodança, dança folclórica, alongamento, voleibol, yoga, xadrez e memorização.

Além das atividades físicas, o programa, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), organiza atendimentos médicos, odontológicos e nutricionais; bem como organiza Ações de Saúde para o Idoso visando seu bem-estar, tendo também como parceiras a Associação Brasileira de Alzheimer- ABRAZ e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

A secretaria também promove anualmente os Jogos de Integração, o Baile de Carnaval, o Baile das Flores e o Arraial Junino do Vida Ativa.