Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Seel reforça uso da tecnologia para auxiliar idosos em tarefas do dia a dia

Por Dayane Baía (ARCON)
30/09/2020 18h51

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedip), fez uma transmissão ao vivo para abordar a importância das tecnologias virtuais para auxiliar idosos. A programação integra a Semana do Idoso, marcada pelo dia comemorativo, celebrado em 1º de outubro.

O distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19 manteve idosos, um dos principais grupos de risco, em isolamento, impactando diretamente na execução de atividades físicas e no acesso a serviços do dia a dia. Como no mundo da educação e do trabalho, as tecnologias também têm auxiliado essa parcela da população.

Segundo o professor de informática Jean Binoche, operar smartphones e computadores é um desafio. A quarentena também afastou os auxiliadores (geralmente filhos e netos), que orientavam em relação ao uso de dispositivos tecnológicos, como emissão de boletos e outros serviços bancários.

“O tema ‘Informática de Idosos’ está muito atual, mas é uma discussão que já vem há alguns anos. Hoje em dia a família mantém uma comunicação digital, principalmente em grupos de aplicativos de conversa. O idoso procura aprender mais a operar o smartphone também para estar próximo dos familiares. Além disso, alguns parentes não têm muita didática para ensinar”, afirma o professor. 

Atividades - O Programa Vida Ativa, mantido pela Seel há 21 anos, e que envolve cerca de duas mil pessoas com mais de 60 anos, encontrou uma forma de mantê-los em movimento. Links com atividades físicas e exercícios cognitivos que pudessem ser feitos em casa, de forma autônoma, auxiliou idosos a não ficar ociosos. 

“Os próprios professores passaram por uma capacitação e prepararam alguns vídeos com atividades, que disponibilizamos para que eles pudessem exercitar. Os alunos entram nas redes sociais e executam em casa com materiais alternativos, como vassoura ou toalha, por exemplo. Foram instruções básicas, considerando as possíveis limitações. Eles mandam mensagens dizendo que estão conseguindo, e estamos bem gratos de ver o trabalho, mesmo a distância, sendo feito por meio da tecnologia”, explica o diretor de Esportes da Seel, Erivelto Pastana.

As atividades esportivas presenciais estão paralisadas, mas o Programa Vida Ativa oferece, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atendimento médico e odontológico para os participantes. Para agendar o serviço, o inscrito deve entrar em contato pelos telefones 32012347 e 98415-1891. Os atendimentos ocorrem no Estádio Mangueirão.

A programação da Semana do Idoso oferece ainda a live “Corpo em Movimento”, nesta quinta-feira, 1º, às 16h, com transmissão pelo Facebook, no canal do Cedip-PA. Qualquer pessoa poderá acessar para participar.