Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CERTAMES

Seplad divulga bancas organizadoras dos concursos da PC e PM

Para a Polícia Militar serão ofertadas 2.405 vagas. Já para a Polícia Civil serão 1.495 oportunidades.

Por Luana Taveira (COSANPA)
01/10/2020 10h22

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), divulgou nesta quinta-feira (1º), no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 34.360, o resultado do processo licitatório de escolha das bancas organizadoras dos concursos nº 01 e nº 02/2019 das polícias Civil (PC) e Militar (PM).

O Instituto AOCP será a empresa responsável pelo concurso da Polícia Civil do Pará, e o Instituto IADES pelo concurso da Polícia Militar.Já para a Polícia Militar, serão 95 vagas de oficial e 2.310 de praças, totalizando 2.405 oportunidades.

São quase 4 mil novos agentes da segurança pública que estarão a disposição da população paraense. "As instituições ganham novos servidores e repõem os efetivos perdidos em um concurso histórico com relação ao número de vagas. E a sociedade também ganha muito com isso, porque terá o efetivo reposto de onde perdeu, além de policiais novos, treinados e capacitados para atuarem na realidade moderna da criminalidade", assegurou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

O delegado geral da Polícia Civil, Walter Resende, ressaltou que esse é o maior concurso público da história da Polícia Civil, com 1.495 vagas para os seguintes cargos: delegado (265 vagas), escrivão (252 vagas), investigador (818 vagas) e papiloscopista (160 vagas). "A importância desse concurso é muito grande porque o Estado está fortalecendo a instituição Polícia Civil com a chegada de novos servidores", destacou Walter Resende.

A secretária adjunta de gestão e modernização administrativa da Seplad, Josynélia Tavares, ressalta a importância da execução dos concursos como uma das melhorias para a segurança pública do Estado, além de firmar mais um compromisso do Governo para com a população.

“Os concursos para as polícias Civil e Militar vêm para somar as melhorias em busca de mais desenvolvimento no Pará, principalmente na área da segurança, além de aumentar o efetivo que atua hoje em nosso Estado”, frisou Josynélia Tavares. A previsão é que o edital dos concursos seja publicado até o final deste ano.