Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGIÃO METROPOLITANA

Governo entrega quase 27 mil chips e garante internet para alunos do 3º ano do ensino médio

O acesso a uma internet segura facilita o acesso dos estudantes aos conteúdos virtuais e à preparação ao Enem

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
01/10/2020 20h17

Governador Helder Barbalho durante entrega dos chips a estudantes, que garantem acesso ao estudo virtualO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), distribuiu nesta quinta-feira (1º) quase 27 mil chips de internet para alunos do 3º ano do ensino médio, que estudam em escolas da rede pública estadual de ensino da Região Metropolitana de Belém e estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para garantir o acesso dos alunos às aulas virtuais, o governo vai entregar 105 mil chips em todo o Estado.

Durante a entrega, o governador Helder Barbalho anunciou uma nova recarga do vale-alimentação para os 575 mil alunos da rede estadual de ensino, que deverá ocorrer nos próximos 15 dias úteis. O vale-alimentação escolar é outra estratégia adotada pelo governo do Estado desde o início da pandemia de Covid-19 para manter o direito à merenda para todos os alunos da rede pública.Helder Barbalho enfatizou aos estudantes o compromisso do governo em oferecer oportunidades iguais para o Enem

Os chips têm pacote de dados com internet de 20 GB, para que os alunos tenham acesso aos conteúdos programáticos educacionais disponibilizados pela Seduc no próprio site, pela TV Cultura, redes sociais e plataformas digitais, como o Enem Pará, criado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional Tecnológica (Sectet) e o Seducast - que faz parte do Programa “Todos em Casa pela Educação”.

Condições iguais - O governador Helder Barbalho afirma que a medida vai promover amplo acesso aos conteúdos digitais que estão sendo disponibilizados pelas aulas remotas aos alunos durante a pandemia de Covid-19. “O nosso desafio é fazer com que cada aluno fique no mesmo patamar de igualdade de acesso a este conteúdo, e esta é a nossa obrigação: olhar por todos e fazer com que, de maneira igualitária, tenham condições na disputa”, ressaltou o chefe do Executivo.

Helder Barbalho (e) e o vice-governador Lúcio Vale (d) em uma das solenidades de entrega dos chipsA entrega de chips foi feita em dois momentos. A primeira foi para estudantes das escolas estaduais de Belém, no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur. Participaram da solenidade o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, o deputado estadual Francisco Melo (Chicão), o vice-governador do Estado, Lúcio Vale, e o titular da Sectet, Carlos Maneshy. 

Segundo a secretária de Estado de Educação, Elieth Braga, a entrega de chips reafirma o compromisso do Estado com a educação. “Hoje é um dia histórico, porque o Estado, ao ofertar esses chips para o aluno, vem corrigir distorções e desigualdades. O nosso aluno, hoje, terá todas as condições competitivas e com certeza, ao realizar o Exame Nacional do Ensino Médio em janeiro do ano que vem, este aluno estará preparado para fazer a prova numa condição diferenciada. Este é um governo que pensa nas pessoas e trabalha para a população, cuidando para que tenhamos uma educação forte e de qualidade”, ressaltou a titular da Seduc.Os estudantes aprovaram a iniciativa do governo, que prevê a entrega de chips em todas as regiões

Aprovação - A estudante Vitória Silva, da Escola Estadual Manoel de Jesus Moraes, em Belém, aprovou a iniciativa do governo do Estado. “Eu acho uma iniciativa excelente, porque tem muitos alunos que não têm acesso à internet e que, de fato, precisam desse apoio, dessa ajuda. Agora, neste momento que nós estamos passando, é fundamental pra gente continuar os nossos estudos de casa, principalmente pra gente que está na terceira série do ensino médio, que ano que vem vai fazer o Enem, para ingressar em uma faculdade. É necessário, é muito bom o governo ter pensando por esse lado, nas pessoas que mais precisam, que têm necessidade de um ensino melhor”, afirmou Vitória Silva.Helder Barbalho também anunciou mais uma recarga do vale-alimentação

A outra entrega ocorreu no Seminário Pio X, em Ananindeua, para estudantes das unidades de ensino do município, e foi recebido com alegria pelos estudantes. “Vai ajudar bastante, porque a internet que eu tinha não era muito boa para acessar os conteúdos disponibilizados pela Seduc. Já com o chip, agora eu vou poder assistir às videoaulas e estudar os assuntos para o Enem”, disse Rian Pinheiro, 19 anos, aluno da Escola Estadual Nagib Coelho Matni. 

O retorno das aulas presenciais na rede pública estadual está previsto para outubro, de forma gradual, obedecendo a todos os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As unidades de ensino já estão passando pelo processo de desinfecção e limpeza, a fim de garantir segurança ao ambiente escolar a alunos, professores e demais profissionais da área educacional. Mais chips serão entregues a partir desta sexta-feira (2), na própria escola de cada aluno beneficiado.

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado (Graesp) fará a distribuição, para que alunos do interior do Estado recebam os chips de internet móvel o mais rápido possível.