Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COSANPA

Começa a fabricação das estruturas da nova Estação de Tratamento de Água de Alenquer

Obra vai beneficiar mais de 34 mil habitantes, com previsão de entrega para o final de 2021

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
02/10/2020 13h48

Parte das peças estão sendo confeccionadas em Santa CatarinaDurante essa semana, uma equipe da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) está no município de Joaçaba, em Santa Catarina, na região sul do Brasil, acompanhando o início da fabricação da estrutura da nova estação de tratamento de água que será implantada na cidade de Alenquer, no oeste do Pará. A obra irá beneficiar mais de 34 mil habitantes, com previsão de entrega para o final de 2021.

“Viemos acompanhar e fazer os primeiros testes da estrutura que está sendo fabricada para ser instalada em Alenquer. A nota ETA (Estação de Tratamento de Água) terá vazão de 560m³/h, será toda em fibra de vidro, e irá conter decantador, floculador, conjunto calha pasto, filtro de areia e plataformas. Hoje, fizemos o teste de estanqueidade e fiscalizamos a produção dos primeiros itens”, explicou a engenheira da Cosanpa responsável pela obra, Marília Contente.

Equipe da Cosanpa que acompanha o trabalhoAinda no mês de outubro, devem chegar ao Pará os primeiros equipamentos que fazem parte da estação. A estrutura será enviada por partes, conforme for sendo feita a fabricação e a Cosanpa irá receber para dar andamento na montagem da estação. Essa obra estava parada e foi retomada em novembro de 2019 pela atual gestão da Companhia.

O projeto contempla: a área de captação flutuante, estação com capacidade para tratar 142 litros de água por segundo, reservatório apoiado com 1.500 m³ de capacidade, elevatória com três conjuntos motobombas, sendo dois para operação e um reserva. Há também um reservatório elevado com capacidade de 1000 m³, casa de química, adutora de água bruta em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), 10km de rede de distribuição de água, 802 ligações domiciliares com hidrômetros e sistema de automação. 

O investimento é de mais de R$ 32 milhões para o município.