Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Governo autoriza início das obras no Palacete Faciola

Por Josie Soeiro (SECULT)
05/10/2020 17h48

A preservação do patrimônio histórico, material e imaterial do Estado é uma das prioridades do Governo do Pará. Nos próximos dias, o Palacete Faciola e seus dois imóveis contíguos - verdadeiros tesouros da “Belle Époque” - ganham obras de reconstrução e revitalização. A intervenção foi autorizada nesta segunda-feira (05), pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O ato contou com a presença do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, do secretário de Fazenda, René Sousa, e da secretária de Estado de Planejamento e Administração, Hanna Ghassan.

O governador Helder Barbalho comemorou o início da reconstrução do prédio histórico. “Em dois anos, vamos devolver à cultura deste Estado esse equipamento que reforça toda nossa pluralidade cultural. Um outro aspecto importante é o fato de que entregaremos um novo equipamento turístico para a visitação da nossa sociedade, já em 2023. Bora trabalhar para fazer a cultura do Pará cada vez mais forte”, destacou o governador.

A obra, orçada em R$ 15.940.000,00, tem previsão de entrega em 25 meses. De acordo com a secretária Ursula Vidal, o prédio se destinará a abrigar o acervo e as atividades do Museu da Imagem do Som (MIS), o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), além de abrigar um espaço multifuncional para atividades ligadas às manifestações e expressões da cultura material e imaterial do Estado.

“O prédio está localizado em uma área estratégica da cidade, próxima ao Theatro da Paz, à Casa da Linguagem, bem no trajeto do Círio - uma edificação de grande valor arquitetônico e histórico instalada neste corredor turístico que se estende  desde a Basílica até a Sé. Estávamos ansiosos para iniciar esse processo que tem ainda um imenso valor simbólico, numa cidade cercada de história e de memória, onde a preservação do patrimônio edificado e do patrimônio de saberes e fazeres da nossa gente precisa ser fortalecida diariamente”, garante a Secretária de Cultura, Ursula Vidal