Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Sectet e UFPA dão início às aulas do curso Técnico em Saúde Bucal

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
07/10/2020 14h03

As aulas do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) foram iniciadas, nesta terça-feira (6), com a realização de uma cerimônia que teve a presença dos 40 selecionados num rigoroso processo em que se inscreveram cerca de 1,5 mil pessoas. O curso é ofertado pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a interveniência da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

A aula inaugural do curso TSB foi realizada no auditório da Escola de Governança do Pará (EGPA), às 19h, respeitando os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. A secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes, parabenizou os selecionados que passaram por um processo bastante concorrido. “Aproveitem essa oportunidade que o governo está oferecendo a vocês. O curso tem a marca da qualidade da UFPA, com professores qualificados e equipe técnica preparada para oferecer o melhor”, disse Edilza Fontes.

A secretária adjunta ressaltou a carência de cursos gratuitos na área de saúde num mercado que requer profissionais bem preparados, enfatizando o investimento do governo na preparação dos jovens, garantindo-lhes a empregabilidade.

O professor Erick Nelo Pedreira, da Faculdade de Odontologia da UFPA, destacou que o curso é uma parceria educacional que também depende da dedicação e esforço dos alunos num processo coletivo de construção do conhecimento. “Vocês assumem uma grande responsabilidade. Vocês não serão somente técnicos em saúde bucal, mas cuidadores de pessoas. A humanização desse atendimento tem papel fundamental num Estado com grandes desigualdades sociais como o nosso”, lembrou o professor.

O Curso tem carga horária total de 1.200 horas, das quais 150 serão destinadas a estágios de aprendizagem, orientados e supervisionados pela UFPA. Os alunos participarão de quatro módulos no período de 18 meses. 

O conjunto de módulos corresponderá à habilitação profissional, com direito a diploma de Técnico em Saúde Bucal de Nível Médio. As aulas serão presenciais, sempre respeitando os protocolos sanitários vigentes. Até dezembro serão realizadas na EGPA e a partir de janeiro de 2021, acontecerão na UFPA.