Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ÁGUA E SANEAMENTO

Em menos de um mês, Cosanpa asfalta mais de 80 pontos em Belém

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
07/10/2020 17h29

Desde o dia 19 de setembro, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) começou a recomposição asfáltica, por meio de uma empresa contratada, em vários pontos da capital. Durante essas três semanas, 86 pontos da cidade, que passaram por intervenções em virtude da retirada de vazamentos, já foram asfaltados.

Antigamente, existia uma parceria entre a Cosanpa e a prefeitura de Belém para execução do asfalto após os serviços emergenciais, mas a partir desse ano, por vontade da prefeitura, essa parceria chegou ao fim, e a Cosanpa é a responsável pela recomposição total dos pontos.

No primeiro semestre de 2020 a Companhia iniciou uma licitação para contratar uma empresa para ser a responsável pela execução do asfalto em Belém, e após a conclusão do processo licitatório, a vencedora foi a Síntese Moradia, que começou com os trabalhos no mês de setembro.

“Desde o início da atuação da empresa, mais de 80 pontos da cidade já foram asfaltados, em média serão utilizadas 40 toneladas de asfalto por mês. Os bairros que são atendidos pelas três unidades de negócio da Cosanpa que atuam em Belém já estão recebendo os serviços de recomposição asfáltica”, contou o engenheiro da Companhia, Hidelblando Silva.

As ruas dos bairros Batista Campos, Campina, Reduto, Umarizal, Marco, Nazaré, Marambaia, Pedreira, Sacramenta, Telégrafo, e do distrito de Icoaraci já tiveram pontos asfaltados.

“Após a retirada de vazamento é feita a recomposição do buraco, em seguida fazemos uma base de concreto e em até 7 dias úteis executamos o asfalto no ponto que passou pelos serviços da Cosanpa”, explicou o engenheiro.

Em média, três vezes por semana, a empresa responsável pelo asfaltamento percorre as vias da capital. Ainda nesta semana, mais 16 trechos estão programados para receber o asfalto.