Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

Governo oferece serviços de cidadania e saúde no Terminal Hidroviário de Belém

Ação foi realizada pela Fundação ParáPaz e com a parceria da Sespa e Polícia Civil

Por Giovanna Abreu (SECOM)
09/10/2020 12h27

Programação aproveitou a movimentação dos paraenses às vésperas do CírioÀs vésperas do Círio de Nazaré 2020, o Governo do Estado, por meio da Fundação ParáPaz, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sespa) e Polícia Civil, realiza, na manhã desta sexta-feira (9), uma ação estratégica com a oferta de serviços gratuitos de cidadania e saúde no Terminal Hidroviário de Belém.

Segundo o presidente da ParáPaz, Sidney Gouvêa, é uma tradição o deslocamento dos paraenses que moram no interior para festejar o Círio com os familiares na capital e, mesmo com o cancelamento das procissões presenciais, é possível verificar maior movimentação no Terminal. “Realizamos essa ação para aproximar e facilitar o acesso a serviços essenciais para a população paraense”, assegura.

A ação garantiu vacinas contra sarampo e H1N1; teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites virais; consultas médicas; emissão de RG; orientação sobre saúde bucal e escalpelamento; oficina de cartonagem; oficina de designer de sobrancelhas; blitz informativa sobre o autocuidado e conscientização do câncer de mama e encaminhamentos para o exame de mamografia.

Entre outros serviços, ação ofertou vacinas contra sarampo e H1N1, além de encaminhamentos para o exame de mamografiaO mototaxista Rosemiro dos Santos, que trabalha diariamente nas proximidades do Terminal, afirma ter dificuldade de parar o serviço para ir atrás de uma consulta na correria do dia. “É muito importante o Governo oferecer esses serviços de graça para a população e aqui no Terminal, que passa muita gente. Já verifiquei minha pressão arterial e glicose, enquanto aguardo a consulta”, conta.

Aproveitando a movimentação mais intensa por conta da festividade, dentro da ação foi realizada uma programação especial, com referência ao Outubro Rosa, dedicada às mulheres. Elas receberam orientações, participaram de ações preventivas e de detecção precoce do câncer de mama.

Segundo a coordenadora estadual de Saúde da Mulher da Sespa, Nicolli Vieira, o papel do órgão na ação é trabalhar no rastreamento de mulheres que estão na faixa etária prioritária, de 50 a 69 anos, não sintomáticas, que realizaram mamografia há pelo menos dois anos ou que nunca realizaram. “O câncer de mama, atualmente, apresenta o maior índice de casos novos no Estado e estamos trabalhando justamente para diminuir esse número”, explica.

“Aqui transitam muitas mulheres de baixa renda que não tem fácil acesso a esses serviços no interior. Com essa ação, elas já podem consultar e sair daqui com o exame de mamografia marcado, por exemplo” - Vanessa Moura, gerente do polo ParáPaz Hidroviário.

Atividade também fez referência ao Outubro Rosa, dedicado às mulheresA recepcionista Sara Lopes, de 53 anos, que faz parte do grupo prioritário, foi uma das mulheres que saiu com o exame agendado e aprovou a ação. “O atendimento foi rápido e já estou saindo com o meu exame de mamografia marcado para a próxima quarta-feira. Estou muito feliz em conseguir pra tão perto o exame”, comemora.

A cozinheira Yolanda Silva, que estava aguardando sua irmã chegar para o Círio, ficou feliz com a oportunidade de participar da ação. “É normalmente muito demorada a marcação de uma mamografia. Já tive nódulos na mama e sei como não é fácil. A população precisa muito de ações maravilhosas como essa”, afirma.