Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Educação de Trânsito por Todo o Pará finaliza ações na região do Marajó

Por Leandro Oliveira (DETRAN)
09/10/2020 16h47

O projeto Educação de Trânsito por todo o Pará, do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), finalizou suas atividades pela região do Marajó no município de Cachoeira do Arari, distante 128 km da capital. Uma equipe formada por oito servidores da Coordenadoria de Educação do órgão realizou paradas educativas, palestras e orientações a diversos públicos da localidade, em parceria com outros órgãos municipais e estaduais, tais como Polícia Militar, Prefeitura e Conselho Tutelar.

Das cerca de 500 pessoas atendidas nas paradas educativa para orientação sobre comportamento seguro no trânsito, os principais fatores de risco observados foram o não uso do capacete e uso inadequado do calçado por motociclistas, objetos soltos dentro do veículo, excesso de carga e não uso do cinto de segurança pelo condutor e passageiros. Todas as pessoas foram orientadas a repensar suas práticas no trânsito em favor da preservação da vida.

Uma palestra sobre as conquistas do movimento ciclista no Estado e comportamento seguro nas vias foi ofertada  aos ciclistas do município e contou com o apoio da secretaria de turismo e associação de ciclistas locais. Também uma  manhã de orientações foi realizada para adultos, crianças e adolescentes na Avenida João Rodrigues Viana, atendendo um total de 371 pessoas.

A equipe, coordenada pela servidora Celina Almeida, segue agora pela região do Caeté enquanto há uma outra percorrendo a região do Baixo Amazonas com trabalhos educativos. A região de Carajás também já foi contemplada com a ação itinerante.

O projeto Educação de Trânsito por todo o Pará vem sendo desenvolvido durante 90 dias em 64 municípios das 12 Regiões de Integração do Estado e conta com encontros formativos, ações educativas, cursos, oficinas, palestras e levantamento de necessidades nas localidades. 

O trabalho tem parceria das prefeituras e órgãos municipais de trânsito para execução das atividades, que visam, acima de tudo, a preservação da vida no trânsito por meio da prevenção, alertando sobre comportamento seguro nas vias e uso de equipamento de segurança adequados, além dos cuidados de pedestres e ciclistas.

"Decidimos ir ao interior, de maneira regionalizada, atender a população dessas localidades que se ressentem desse trabalho", explica o diretor geral do Detran, Marcelo Guedes.