Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REINSERÇÃO

Internos da Central de Recaptura, em Belém, concluem capacitação

Em 40 horas de aulas, eles aprenderam a fazer produtos de limpeza, que serão usados na própria unidade penitenciária

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
09/10/2020 21h02

O programa de cursos de reinserção social promovido na Central de Recaptura de Condenados (CRCO), no bairro de São Brás, em Belém, começou a ser implantado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o curso de produção de material de limpeza. Durante cinco dias – de segunda (5) a sexta-feira (09) -, os participantes tiveram 40 horas de aulas. Todos são beneficiados com a remição de pena e certificação.

Os nove internos que participaram do curso aprenderam a produzir desinfetante, sabão em barra, aromatizador de ambiente, amaciante, limpador de alumínio, água sanitária, sabão líquido e sabão neutro. O material produzido será usado dentro da própria unidade penitenciária.Desinfetante, sabão em barra e aromatizador de ambiente são alguns dos produtos que os internos aprenderam a fazer

A Central de Recaptura de Condenados também terá uma sala exclusiva para projetos voltados à reinserção social dos custodiados. O planejamento para a unidade já inclui outros cursos de capacitação, entre os quais informática e panificação.

O interno David Nascimento destacou a importância da oportunidade de fazer o curso, o que considera um privilégio que não teve quando estava em liberdade. “Eu achei três pontos interessantes nesse curso: a parte de aprendizado, a parte de oportunidade de ser um microempreendedor e de poder ensinar outras pessoas”, reiterou. Entre os participantes, o desejo é de pôr em prática o aprendizado e investir no próprio negócio após o cumprimento da pena.

No encerramento do curso, os alunos foram divididos em três grupos, e cada um ficou responsável por criar uma empresa fictícia e divulgar seus produtos. Dessa fora, eles aprendem a comercializar os produtos.Além da capacitação para o mercado de trabalho, o curso garante aos internos a remição na pena

Perspectiva - Segundo a diretora da Central, Kélvia Samara, a CRCO está sendo transformada em um ambiente que possibilita a mudança de vida aos internos, por meio da reinserção social. “O que é mais gratificante, além da certificação, é que eles podem trabalhar quando conquistarem a liberdade, e quem sabe um dia possam até se tornar microempreendedores, produzindo e vendendo para sustentar a família”, ressaltou.

Belchior Machado, diretor de Reinserção Social da Seap, adiantou que a meta é oferecer esse tipo de curso em todas as unidades prisionais do Estado. "É mais um curso que busca, além da qualificação profissional à pessoa privada de liberdade, a autossuficiência do sistema, gerando economia ao Estado a partir de produções que possam ser utilizadas nas unidades, para conservação e limpeza dos ambientes", acrescentou.