Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo atua na reabilitação de pacientes pós Covid-19

Projeto da Uepa acompanha pacientes recuperados da doença e anuncia novo período de cadastros de 19 a 23 de outubro

Por Giovanna Abreu (SECOM)
13/10/2020 12h51

A busca por atendimento especializado em fisioterapia e terapia ocupacional aumentou significativamente desde o início da pandemia da Covid-19. Por serem fundamentais para a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde de pacientes, especialmente, os que apresentam sequelas motoras e respiratórias, os profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional têm um papel essencial na recuperação do paciente acometido pelo novo coronavírus.

O acompanhamento dos profissionais, tanto de forma preventiva, como durante e após o ciclo da doença, é necessário para garantir mais qualidade de vida aos pacientes.

No Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, nesta terça-feira (13), o País comemora ambas profissões, após 51 anos da regulamentação do exercício profissional delas, através do Decreto-Lei nº 938, publicado em 1969. 

ACOMPANHAMENTO PÓS COVID-19

Mais de dois mil interessados já realizaram o cadastro para participar do projeto da Uepa, que abre nova inscrição de 19 a 23 deste mêsMuitos pacientes que já concluíram o ciclo de manifestação do novo coronavírus apresentam lesões e sequelas da doença, por isso, necessitam de acompanhamento clínico para que consigam retomar as atividades normais. O projeto “Acompanhamento clínico de pacientes recuperados de Covid-19”, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi criado com o propósito de auxiliar e contribuir para recuperação dos pacientes. 

Coordenador do Programa pós Covid-19, Fábio Falcão diz que dores articulares e musculares estão em as consequências da Covid-19Segundo o professor Fábio Falcão, fisioterapeuta e coordenador do Programa pós Covid-19, falta de ar, cansaço, dores articulares e musculares, alterações neurológicas, perda de cabelo e de paladar e olfato são as mais comuns consequências apresentadas após o fim do ciclo da doença.

Com o objetivo de avaliar os diversos impactos da doença no organismo dos pacientes, bem como acompanhar e reabilitar pessoas que ficaram apresentaram alguma dificuldade, desde o mês de julho, a Uepa montou uma equipe multidisciplinar que realiza atendimentos à comunidade, produz dados científicos para conhecer melhor a doença, além de acrescentar na formação dos novos profissionais.

O atendimento é destinado aos recuperados, maiores de 18 anos, que confirmaram a doença por meio de algum dos tipos de teste e apresentam sequelas. Além da avaliação médica, o paciente poderá realizar exames de espirometria e tomografia computadorizada de tórax, avaliação fisioterapêutica e reabilitação pulmonar, dentre outros atendimentos, dependendo de cada necessidade.

A funcionária pública Margarete Pamplona ficou internada durante 47 dias na UTI por conta da Covid-19 e após a alta hospitalar seguiu apresentando muita falta de ar, dificuldades de locomoção e perda de 90% da quantidade de cabelo. “Desde que comecei o acompanhamento com a equipe da Uepa já melhorei muito. Não sinto mais tanto cansaço, nem falta de ar e já estou caminhando quase normalmente”, afirma.

O professor Fábio Falcão destaca que a pandemia ratificou o papel essencial do fisioterapeuta no tratamento e na reabilitação de pacientes com doenças infecciosas para evitar complicações pulmonares e musculares. “Na fase pós Covid, o fisioterapeuta utiliza de exercícios, técnicas e instrumentos terapêuticos para melhorar a oxigenação do paciente, volumes pulmonares, além de fortalecer a musculatura respiratória. O pulmão é um dos órgãos mais comprometidos pela doença”, ressalta.

CADASTRO

No mês de outubro, o cadastro será feito do dia 19 a 23, por meio do whatsapp (91) 98118-2421. Mais de dois mil interessados já realizaram o cadastro. Os pacientes são chamados de forma gradual para iniciar o acompanhamento. Para mais informações, as pessoas podem também entrar em contato pelo Instagram @programaposcovid. Clique aqui

CURSO MAIS CONCORRIDO

No vestibular da Uepa, o curso de Fisioterapia sempre aparece entre os mais concorridos. Na prova de 2020, foi o curso mais disputadp entre cotistas e não cotistas. Para o Prosel 2020, entre os cotistas, o curso mais pleiteado foi o de Fisioterapia em Belém, com 185 candidatos inscritos para cada vaga. Entre os não cotistas, o curso mais pretendido do certame foi Fisioterapia em Belém, com 72,35 candidatos inscritos para cada vaga.

Coordenadora do curso de Fisioterapia da Uepa, Angélica Homobono enfatiza o amplo campo de atuação para os fisioterapeutas Segundo Angélica Homobono, coordenadora do curso de Fisioterapia da Uepa, a ampla atuação no mercado de trabalho, com campos variados que proporcionam o aumento das possibilidades de desempenho das atribuições, além da interação social que a profissão permite são as principais causas para que o curso seja um dos mais procurados nas Universidades.

“A profissão permite novas relações sociais e que o profissional desenvolva a capacidade de ajudar outras pessoas, o que traz bem estar para todos os envolvidos. O fisioterapeuta oferece uma técnica, e com ela, doa também amor, paciência, dedicação para a satisfação do paciente”, garante.

O professor da Uepa, Rodrigo Santiago, chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH), afirma não existir nada mais recompensador em uma profissão que devolver a qualidade de vida a alguém. “É uma satisfação muito grande. Não há nada melhor do que ver um sorriso de um paciente ao sentir as melhoras proporcionadas por um tratamento de fisioterapia”, assegura.