Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'ESCRITORES PARAENSES'

Imprensa Oficial lança programação online em alusão ao Dia Nacional da Leitura

Ideia é levar, para a população, informações sobre os escritores, breve histórico da carreira literária e principais obras

Por Larissa Noguchi (SECOM)
13/10/2020 12h57

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) lançou a série “Escritores Paraenses”, nas plataformas online da instituição, para incentivar a leitura e a descoberta de novas literaturas. Divulgada pelas redes sociais e site oficial, a ideia é levar, para a população, informações sobre os escritores, breve histórico da carreira literária e principais obras. A programação celebra o Dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro.

De acordo com a coordenadora da Assessoria de Comunicação da Ioepa, Leila Márcia Santos, o objetivo é que as pessoas conheçam esses autores e suas obras. “A intenção é despertar o interesse da comunidade, para que, a partir das informações que postamos, elas possam se aprofundar na produção de nossos escritores”.

Segundo o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, a programação foi pensada para oferecer conhecimento e incentivar a leitura de escritores paraenses, além de reafirmar a importância da instituição nas políticas públicas voltadas para a literatura. “Estamos comemorando o Dia Nacional da Leitura (dia 12 de outubro) e é um momento importante pra vida das pessoas, pois a leitura abre horizontes para o futuro. E nós, da Ioepa, estamos fazendo o nosso espaço para valorizar e incentivar a leitura paraense, seja neste momento com a programação, seja com ações de governo”, ressalta Panzera.

O escritor Alfredo Garcia considera a programação importante para que os próprios paraenses possam conhecer o que é produzido na região e possam se apropriar da literatura. “A divulgação pelas redes sociais contribui muito para a divulgação dos escritores paraenses. Precisamos que mais projetos como esse contribuam para que nossos escritores sejam conhecidos e difundidos”, acrescenta.

O autor bragantino irá participar, na próxima sexta-feira (16), do 13º Festival de Poesia de Dois Córregos, cidade do interior de São Paulo, conhecida como a terra da poesia. Será um encontro virtual com o tema “Poesia, a arte do encontro”. Alfredo é o único escritor paraense a participar do evento nacional.

A Ioepa atua com políticas públicas que incentivam a produção da literatura, como a criação da editora pública, que há um ano possibilita a edição de livros no estado do Pará. Outra ação é o Portal do Conhecimento, com ações vinculadas à bibliotecas comunitárias. 

Leitura – O dia 12 de outubro é o Dia Nacional da Leitura. Foi instituído por meio da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil.

Serviço:

Série “Escritores Paraenses” – Divulgação de autores paraenses, sempre às terças-feiras, no site da Ioepa e nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.