Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Educação por Todo o Pará levará orientação a mais 23 municípios em Outubro

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
13/10/2020 14h41

O Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará continua levando ações a todas as regiões do Estado. Iniciado no dia 8 de setembro, o projeto já percorreu 18 municípios nas regiões dos Carajás, Marajó, Caeté e Baixo Amazonas. A partir desta semana, os servidores da Coordenadoria de Educação continuam as ações na região do Rio Caeté e nas regiões Xingu, Guamá, Araguaia, Tocantins e Tapajós. Ao todo, 23 municípios vão receber orientações sobre segurança no trânsito somente no mês de Outubro. 

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), o projeto objetiva orientar e conscientizar a população do interior sobre os principais fatores de risco no trânsito. Pela primeira vez, as ações de educação de trânsito estão sendo realizadas simultaneamente em todo o estado, em especial nos municípios que já possuem uma dinâmica de trânsito organizada ou com intenso fluxo de veículos e pedestres. 

Durante a parada educativa, as equipes do Detran percebem as possíveis infrações e orientam os condutores sobre como trafegar nas vias sem correr risco de acidentes. Entre as infrações mais recorrentes estão o não uso de capacete com viseira, e do cinto de segurança, conduzir veículo sem calçado firme nos pés e transportar crianças e animais sem o dispositivo de segurança. Condutores e  pedestres também recebem material gráfico com as principais orientações sobre trânsito seguro. Com isso, o Detran tem conseguido dialogar com cerca de 300 pessoas por dia em cada município.  

Além das ações de rua, os servidores da educação também aproveitam a passagem pelos municípios para realizar cursos, palestras e reuniões com mototaxistas, grupos de moradores, funcionários, estudantes e comerciantes sempre esclarecendo e conscientizando a população local sobre os riscos de acidentes. O trabalho conta com a parceria de órgãos municipais de trânsito, prefeituras, Polícia Militar, Ministério Público etc.

“Por onde passamos, temos percebido que, em geral, há muito desconhecimento sobre os fatores de risco e das regras de trânsito. Por outro lado, percebemos também disposição da população em mudar aceitar as orientações e até mudar de comportamento”, afirma a coordenadora de educação do Detran, Isabella Mesquita.

Entre os municípios que vão receber as ações do Detran este mês, estão: Nova Timboteua, Bragança, Viseu, Santa Izabel, Santo Antônio do Tauá, Vigia, Tailândia, Xinguara, Água Azul do Norte, Ourilândia, São Félix do Xingu, Rio Maria, Redenção, Conceição do Araguaia, Itaituba, Novo Progresso, Rurópolis, Altamira e Novo Repartimento, Vitória do Xingu, Medicilândia, Uruará e Tucuruí. 

O projeto segue até o final de novembro, quando terá percorrido as 12 Regiões de Integração do Pará.