Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Primeira-dama do Estado visita as obras das Usinas da Paz

Por Paulo Garcia (SETRAN)
14/10/2020 15h49

Daniela Barbalho durante visita nas obras do Usina da Paz do bairro da CabanagemA primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, visitou na manhã desta quarta-feira (14), três canteiros de obras das Usinas da Paz: Cabanagem, em Belém, Icuí-Guajará, em Ananindeua e Nova União, em Marituba. O projeto é ligado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

“É com grande satisfação que a gente vem, em nome do Governo do Estado e do nosso governador Helder Barbalho, acompanhar as obras das usinas da Paz, que serão grandes espaços públicos de inclusão e participação de toda família”, disse Daniela Barbalho. A primeira-dama afirma que o envolvimento do projeto com a comunidade é muito importante. “Você percebe que a mão de obra é do próprio bairro, também temos lideranças acompanhando o movimento e o avanço das obras. Na cabeça dos moradores, era um sonho que agora está virando realidade”, completou Daniela, que foi recebida na Usina da Paz da Cabanagem pelos gestores da Seac, representantes da Vale e lideranças do bairro.

O Secretário-adjunto da Seac, Raimundo Santos Júnior, e o Diretor Das Usinas, Coronel Marcos Lopes, apresentaram o projeto das Usinas e o andamento de cada obra. “Estamos muito felizes em poder receber aqui a primeira-dama e mostrar como andam as obras. As nossas expectativas são as melhores. As fundações já foram concluídas e no final desse mês iremos levantar os prédios, que são estruturas pré-moldadas, então será rápido”, explicou o secretário-adjunto.

A previsão é que em maio de 2021 seja entregue pela Vale, empresa responsável pela obra, a Usina da Cabanagem. “A construção das usinas segue conforme o cronograma. As obras geram, neste momento, trabalho e renda. Ao serem finalizadas, irão assegurar um espaço apto para realização de políticas públicas que ampliarão cada vez mais a cidadania e a segurança da população paraense”, afirmou José Fernando Gomes, gerente de relações governamentais da Vale.

O projeto das Usinas também envolve um trabalho integrado com outras secretarias do Estado. “É bom ressaltar que o Governador Helder Barbalho colocou as Usinas da Paz como prioridade nos projetos do Governo, então todas as secretarias estão unidas, se esforçando para entregar da melhor forma possível as Usinas da Paz à comunidade, como a Secretaria de Obras que oferece apoio técnico, logístico e facilita o acesso da comunidade através da pavimentação das ruas do entorno das Usinas”, contou Waldir Acatauassu, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.

Expectativa - Para a moradora da Cabanagem, Izabela Coelho, a construção da Usina da Paz é a concretização de um sonho antigo dos moradores. “Eu moro no bairro há mais de 20 anos, então eu conheço a realidade e posso dizer, com propriedade, a necessidade que os moradores têm de usufruir e ter um espaço como esse, as crianças precisam se deslocar para o Mangueirão, por exemplo, para realizarem alguma atividade, mas que em breve vão poder ter esse espaço aqui dentro do bairro, o que é muito gratificante, é a realização de um sonho”, contou a moradora.

Em seguida, a primeira-dama visitou as obras das Usinas da Paz dos bairros Icuí-Guajará, em Ananindeua e Nova União, em Marituba.

Obras no Icuí-GuajaráO morador do Icuí-Guajará, Fabrício Souza, afirma que a Usina da Paz vai mudar a vida dos moradores do bairro. “Trarão uma transformação para o Icuí-Guajará, que já foi muito esquecido e já teve um alto índice de criminalidade. Hoje, vemos o quanto essa obra é importante, pois vai trazer oportunidade de emprego, serviços como cursos, esportes, lazer e cultura e é isso que nós queremos, um espaço que seja aberto para todos, e que, de fato, a comunidade venha se apropriar, cuidar e desfrutar desse momento histórico”, disse Fabrício.

Já em Marituba, o morador Edinaldo Soares, acredita que o projeto irá aproximar o Governo da comunidade. “Com a presença do Governo do Estado, a credibilidade está crescendo e as famílias estão vendo algo acontecendo diferente, então nossa expectativa é muito grande já que a comunidade não tinha esse tipo de serviço de cidadania, nem o Estado presente. Então, todo esse trabalho, é um motivo de satisfação para todos nós”, contou Edinaldo Soares, liderança de Nova União em Marituba.

Usinas da Paz - O projeto “Usinas da Paz” consiste em grandes complexos públicos, em áreas de aproximadamente 10 mil metros quadrados, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos territórios, com ênfase na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, com três eixos fundamentais: assistência, esporte/lazer e cultura.

As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.