Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Detran retoma atendimento itinerante em três municípios

Monte Dourado, distrito de Almeirim, Salinópolis e Óbidos recebem a ação a partir de sexta-feira (16)

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
15/10/2020 11h56

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vai intensificar, a partir desta semana, a oferta de serviços aos usuários do interior do estado que necessitam de atendimento relacionado à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa faz parte da ação 'Detran Itinerante', voltada para condutores que residem em municípios que não possuem uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Na sexta-feira (16), três municípios terão o atendimento: Monte Dourado, distrito de Almeirim, e Salinópolis receberão a primeira fase do atendimento. Já em Óbidos, o Detran realizará a segunda e terceira fases.

O Detran Itinerante foi retomado no final de setembro, após ficar suspenso devido à pandemia do novo coronavírus. Nesse primeiro momento da retomada, os atendimentos já ocorreram nos municípios de Uruará, Conceição do Araguaia, Tucumã e Jacareacanga, com até 700 atendimentos realizados.

A primeira fase do atendimento possui os serviços de captura de biometria e foto para primeira habilitação; renovação da CNH e a mudança de categoria, além dos exames médico e psicotécnico. A segunda e terceira fases consistem, respectivamente, nas aplicações da prova de legislação de trânsito e prática.

Edilvandro Pereira, coordenador da Habilitação de Condutores (CHC) do órgão, explica que os atendimentos visam ampliar os serviços oferecidos pelo Detran e, principalmente, reduzir os custos ao usuário, além de gerar conforto e praticidade.

“A finalidade do Detran Itinerante é proporcionar ao usuário que não possui condições de chegar até a capital, ou a uma localidade próxima, para realizar uma segunda via, renovação ou primeira habilitação. Com isso, esta ação chega em um município que não tem os serviços oferecidos, mas que o Detran leva até a comunidade”, explica.    

Para o processo de emissão da primeira habilitação são necessários os seguintes documentos: original e cópia da carteira de identificação oficial com foto (RG, carteira de trabalho ou certificado de reservista), CPF e comprovante de residência recente (até 90 dias) com CEP, para validar a documentação no sistema.

Serviço:

Detran Itinerante

Monte Dourado (1ª fase)
Data: 16 a 19/10
Horário: 08h às 17h
Local: Prédio Senai 
Endereço: Rua 88, S/N – Bairro: Staff

Salinópolis (1ª fase)
Data: 16 a 19/10
Horário: a partir das 8h
Local: Escola Estadual Dr. Miguel de Santa Brígida 
Endereço: Av. Nazaré, S/N

Óbidos (2ª e 3ª fase)
Data: 16/10
Horário: a partir das 8h
Local: Escola Estadual de Ensino Médio Professor Maurício Hamoy 
Endereço: Tv. Pio XII, S/N – Bairro: São Francisco