Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Codec discute ações para o fortalecimento do setor produtivo de Capanema

Encontro virtual tratou de objetivos e metas previstos no Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo do Pará

Por Igor Nascimento (SEMAS)
15/10/2020 13h53

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) promoveu, nesta quinta-feira (15), um encontro virtual com representantes da Secretaria de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo (Seicomtur) da prefeitura municipal de Capanema, município localizado na região do Rio Caeté. O objetivo da reunião foi apresentar os objetivos e metas previstos dentro do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo do Pará, desenvolvido pelo órgão estadual.

A iniciativa prevê o levantamento das potencialidades econômicas locais, o mapeamento de condições de infraestrutura e logística, o diagnóstico da pequena indústria e, como resultado, pretende subsidiar a elaboração de políticas públicas de estímulo a investimentos, entre elas, o Guia do Investidor, a inserção do município no portal Invest Pará e a realização de capacitações direcionadas à equipe municipal sobre técnicas em prospecção de negócios.

Gerente de Relações Institucionais, Evandro Diniz ressalta que o objetivo da Codec é inserir o município no mapa de investimentos produtivos no Estado. “Com essa iniciativa, queremos introduzir Capanema no âmbito mundial de atração de investimentos através da internet, com o portal Invest Pará. Hoje, nós já temos quatro municípios com Guias do Investidor digitais disponíveis, o que permite que qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, tenha acesso a informações econômicas importantes sobre essas regiões. A nossa intenção agora é também incluir Capanema a partir deste encontro que significa o ponto de partida dessa parceria”, destacou.

Marcelo Pierre Acácio, titular da pasta de Indústria e Comércio de Capanema, agradeceu a iniciativa do Governo do Pará e ressaltou a importância de diversificar a economia municipal. “Nós agradecemos ao Estado por essa proposta de ouvir e trabalhar em parceria com Capanema para acelerar o desenvolvimento econômico da nossa região e aproveitamos para destacar que o nosso objetivo é diversificar os pilares da nossa economia, que embora hoje seja baseada no comércio, sendo este um segmento muito significativo, entendemos que é importante focar na atração de indústrias para o município, trabalhando todas as nossas potencialidades e explorando a nossa posição geográfica estratégica”, frisou.

As próximas etapas do Programa são o levantamento dos dados locais, o estabelecimento do cronograma de atividades e as fases de capacitação das equipes e de elaboração do Guia do Investidor virtual.