Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos da 3ª série do ensino médio recebem chips de internet móvel 

Governo do Pará garante melhor acesso e condição de estudos a estudantes da rede estadual que se preparam para o Enem

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
16/10/2020 16h19

Aluna da rede pública mostra o chip que garante o acesso dos alunos às aulas virtuais, em mais uma ação do Governo do EstadoA Secretaria de Estado de Educação (Seduc) entregou os 105 mil chip’s de internet móvel para que os gestores das Unidades Seduc de Ensino (USEs) e Unidades Regionais de Educação (UREs) façam a distribuição do dispositivo a todos os alunos concluintes do ensino médio da rede estadual. A iniciativa do Governo do Estado visa a assegurar maior competitividade aos estudantes que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em janeiro de 2021.

Todas as unidades de ensino de Belém e Região Metropolitana já receberam os kit’s, bem como as demais regiões do Estado, que contaram com o apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado (Graesp) na distribuição rápida e segura. 

Para usar o benefício, os estudantes deverão retirar pessoalmente os chips na escola onde estão matriculados. Para isso, é preciso apresentar o documento de identidade e o termo de compromisso,  datado e assinado no momento da entrega, respeitando todos os protocolos sanitários de proteção contra o coronavírus, o que inclue a utilização de máscara e o uso de caneta própria. 

Seduc entregou 105 mil chip’s de internet móvel para as Unidades Seduc de Ensino (USEs) e das Regionais de Educação (UREs) A secretária de Educação, Elieth Braga, enfatizou que "é um momento novo na educação, porque o chip possibilitará que os alunos tenham aulas através de atividades remotas, tirem dúvidas com os seus professores, mas para além disso, ele se torna competitivo para realizar o Enem''.

Ela acrecentou que trata-se de "um grande investimento do Governo do Estado, preocupado em fazer educação de qualidade e fazer chegar nesse aluno a condição de melhorar toda a dificuldade imposta pela pandemia”. 

Desde o dia 18 de março de 2020, quando as aulas presenciais na rede estadual foram suspensas, a Secretaria de Educação criou o programa “Todos em Casa pela Educação” para minimizar os impactos durante o período de isolamento social e criar uma rotina de estudos para os 575 mil alunos na rede estadual.

Iniciativas diferenciadas foram criadas, entre elas, a transmissão diária das videoaulas pela TV Cultura, “Para Casa”, link disponível no site da Seduc com as atividades semanais para alunos a partir do 4º ano do ensino fundamental e o Seducast - áudios disponibilizados pelo Spotify com atividades pedagógicas para o conhecimento do aluno e discussão sobre temas variados - os alunos mantiveram acesso as atualizações e conteúdos programáticos preparados pelos educadores da rede. 

O chip permitirá a cada aluno da 3ª série do ensino médio uma franquia de 20 gigas para usar e ter acesso aos conteúdos programáticos, em especial ao programa Enem Pará, voltado para todas as séries concluintes e para os alunos que vão participar de processo de seleção para ingresso no ensino superior. 

A plataforma Enem Pará conta com uma equipe de mais de 30 professores e disponibiliza aulas ao vivo e videoaulas com o conteúdo preparatório do Exame. Segundo Diego Maia, professor e um dos coordenadores do programa, neste momento, a atenção maior está nas áreas de natureza, matemática e linguagem.

“Estamos fazendo as aulas ao vivo para que o aluno pratique a interação com o professor, isso se dá com uma síntese de conteúdo seguida de exercícios, porque assim podemos avaliar se está tendo o aprendizado necessário, se o aluno consegue absorver de fato e ter sua dúvidas tiradas no chat”, informou o professor Diego Maia.

A transmissão das aulas é sempre de segunda a sexta, das 19h30 às 21h, pelo canal da Seduc no Youtube. Além das aulas ao vivo o portal desenvolvido pela Sectet disponibiliza material de apoio, simulados, um calendário de ações pedagógicas e um ambiente de discussão e compartilhamento da aprendizagem. Para ter acesso à plataforma do Enem Pará o aluno poder acessar o endereço eletrônico: https://www.enempara.com.