Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Detran recebe mais de mil equipamentos de segurança da Polícia Militar

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
16/10/2020 17h34

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) recebeu da Polícia Militar do Pará 1.103 equipamentos de segurança destinados aos agentes de fiscalização de trânsito. A cerimônia de entrega ocorreu na tarde desta sexta-feira (16), na sede do Detran, com a presença dos principais representantes do Sistema Estadual de Segurança Pública. Ao todo, foram entregues oito drones, 660 espargidores e 435 bastões retráteis adquiridos por meio de licitação e destinados ao Detran a partir de um termo de cooperação firmado entre o órgão e a PM.

Marcelo Guedes, diretor do DetranO diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes, expressou a importância da parceria e dos equipamentos no suporte e segurança do trabalho dos agentes. "De todos os investimentos que a PM fez e entregou ao Detran através desse termo, este é o mais significativo e mais aguardado pelos agentes, que por não serem uma força armada, sempre se ressentiram de uma autodefesa. Nesse sentido, esses equipamentos vão ajudar na proteção pessoal do agente, especialmente em abordagens de trânsito que envolvam situação de crime", explica Guedes.

A cerimônia contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel José Dilson de Souza; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Hayman de Souza e do representante da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Luciano Oliveira.

Além dos equipamentos entregues hoje, a PM já destinou ao Detran duas motocicletas, 200 cones, guincho de arraste e de plataforma. "O convênio já existe há alguns anos, mas no atual governo firmamos que parte dos recursos antes utilizados em despesas diárias, pudessem agora ser revestidos para a segurança individual dos agentes. A gente sabe que a ação do Detran é ostensiva na via e muitas vezes lidando com pessoas que podem atentar contra a integridade física desses servidores, daí a necessidade deles terem esses equipamentos de proteção", destacou o coronel Dilson.

Marcelo Guedes adiantou que há uma negociação em curso para a aquisição de outros equipamentos de proteção e fiscalização e que todos os agentes serão treinados para fazer o melhor uso do material. O assessor da Segup, Luciano Oliveira, destacou a importância da integração dos órgãos de segurança do Estado. "O poder de polícia de trânsito é fundamental para o controle de criminalidade que percorre sobre as vias. Então, são dois órgãos integrados, somando esforços, trocando materiais que vão qualificar esse serviço de segurança e, consequentemente, suceder nas reduções de índices de violência, incluindo as mortes no trânsito, que estão no índice de mortes violentas", ponderou.