Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Ensino de Libras para funcionários de empresas facilita acesso de surdos ao mercado de trabalho

Realizada pelo Centro Integrado de Inclusão e Cidadania, a iniciativa é voltada a empresas da Região Metropolitana de Belém

Por Rodrigo Souza (SEASTER)
17/10/2020 13h40

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Pará tem 11.824 surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma de comunicação e expressão. A fim de facilitar a inclusão desse público no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), por meio do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), iniciou na sexta-feira (16) mais uma capacitação, que visa repassar conhecimentos básicos de Libras para representantes de empresas parceiras do Sistema Nacional de Emprego (Sine), na Região Metropolitana de Belém.

Desde 2019, essa medida já capacitou funcionários de 14 empresas, a maioria formada por profissionais de Recursos Humanos. A meta para este ano é chegar a mais 18 empresas na capital paraense. O projeto foi elaborado pela equipe do Sine PcD (Pessoa com Deficiência), em parceria com a Central de Libras do Pará (Cilpa), para estimular empresas de diferentes segmentos à criação de estratégias de inclusão no mercado de trabalho para o público surdo.O professor e intérprete de Libras Antônio Cavalcante repassando o conteúdo aos participantes da capacitação

“O nosso objetivo é facilitar a comunicação desses profissionais no atendimento das pessoas surdas, para que eles tenham a capacidade de receber candidatos surdos para vagas de emprego. Aqui os participantes aprendem a recepcionar esses trabalhadores, além de se comunicar da melhorar maneira possível com candidatos surdos durante a entrevista ”, explicou a assistente social do Sine, Gilciane Gomes.

Sensibilização - Para o professor e intérprete de Libras Antônio Cavalcante, responsável por ministrar o conteúdo aos participantes, a pessoa surda enfrenta diversas barreiras para acessar direitos e exercer sua cidadania. “Entre as barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas está o acesso ao mercado de trabalho. Proporcionamos esse momento para sensibilizar as empresas, com o objetivo de aumentar a contratação de trabalhadores surdos”, ressaltou.

O aprendizado permite aos profissionais estabelecer uma melhor comunicação com surdosCom uma grande quantidade de inscritos pelas empresas e profissionais de RH, o CIIC pretende expandir o projeto para o próximo ano, aumentando o número de vagas ofertadas. “Esse projeto veio pra ficar na programação anual do CIIC. A nossa ideia é fortalecer cada vez mais esse projeto, para que em 2021 nós possamos realizar mais oficinas durante o ano, e assim contemplar mais empresas. Esse ano foi atípico por conta da pandemia que ainda estamos vivendo, mas a nossa intenção é fazer pelo menos duas oficinas ao ano”, anunciou o coordenador do CIIC, Felipe Bordalo.

Serviço: Capacitação em Língua Brasileira de Sinais. Aulas realizadas todas as sextas-feiras até o dia 06 de novembro, divididas em duas turmas (manhã e tarde), no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), localizado na Avenida Almirante Barroso, 1765, bairro do Marco. Todos os protocolos de saúde estão sendo adotados contra a Covid-19 para preservar a saúde dos envolvidos.