Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E DISCIPLINA

Detran intensifica palestras e orienta crianças e adultos para o trânsito seguro no interior

Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará está em curso e deve abranger 64 municípios até o final de novembro de 2020

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
19/10/2020 15h59

Agentes de trânsito do Detran percorrem as escolas para dar palestras sobre fatores de risco e a responsabilidade de cada um no trânsito Conscientizar as pessoas sobre os riscos de acidentes de trânsito é o principal objetivo do Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará, implementado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) desde o início de setembro de 2020. Neste segundo mês da iniciativa, as equipes de educação que percorrem as 12 Regiões dde Integração do Estado reforçam as ações por meio de palestras a pedestres e condutores.

Realizadas nos municípios de Tailândia, Viseu e Itaituba, as palestras já alcançaram mais de 150 pessoas. Os temas abordados são voltados à conscientização sobre os fatores de risco, responsabilidade no trânsito, transitar de forma segura, reflexão a respeito do profissional de transporte e embriaguez ao volante. As palestras buscam, sobretudo, realizar uma abordagem educativa aos condutores do interior para diminuir o número de acidentes e esclarecer sobre fatores de acidentes. 

Em Tailândia, Região de Integração Tocantins, a equipe de Educação reuniu com mototaxistas e taxistas para abordar os principais aspectos da Legislação de Trânsito com foco nos crimes de trânsito e no profissional do transporte.

"Apresentamos os artigos do Código de Trânsito Brasileiro relacionados aos crimes de trânsito e propusemos uma reflexão sobre a atuação como profissional no transporte de pessoas, além de orientar sobre o comportamento de risco e descumprimento de normas", informou o coordenador da equipe, João Veiga. Ainda em Tailândia, os fatores de risco também foi o tema abordado em palestra direcioanda aos alunos em formação à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em Viseu, Região de Integração Rio Caeté, a equipe do Detran foi recebida por educadores de 11 escolas públicas municipais que aproveitaram a oportunidade para saber mais sobre segurança viária. Segundo a coordenadora da equipe, Celina Almeida, "a ideia é que atuem futuramente como multiplicadores e promovam ações integradas com o Conselho Tutelar e o Ministério Público, visando à redução de acidentes com jovens no trânsito". 

Em Itaituba, Região de Integração do Tapajós, além dos adultos, o trabalho de orientação para o trânsito também foi direcionado para as crianças do distrito de Miritituba, que assistiram palestra e participaram de uma dinâmica temática, já que o intuito é formar cidadãos conscientes no trânsito desde cedo. 

O Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará continua até o final de novembro de 2020, quando terá percorrido 64 municípios. Além das palestras e cursos, as ações educativas acontecem diariamente nas principais vias de acesso aos municípios. Os condutores recebem orientações e material educativo sobre as principais formas de prevenção a acidentes.