Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO ESPECIAL

Unidade Educacional Especializada Astério de Campos completa 60 anos de fundação

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
22/10/2020 15h27

Unidade de Ensino Especializado Prof Astério de Campos A Unidade de Ensino Especializada - Uess Professor Astério de Campos comemorou seus 60 anos de fundação na quarta-feira (21), com uma transmissão online devido a pandemia do novo coronavírus. A escola fundada em 1960 integra a estrutura organizacional da Secretaria de educação do Estado do Pará (Seduc) sob a orientação da coordenação de educação especial (COEES) e oferece aos alunos surdos - matriculados no ensino regular - um atendimento educacional especializado – AEE, além de Apoio Pedagógico Funcional para os alunos com deficiência múltipla associada a surdez, surdocego e demais modalidades de ensino. 

“O Astério de Campos é uma unidade de referência no nosso Estado e ao longo desses 60 anos vem atuando em tudo o que diz respeito a atenção, ensino e formação ligado a identidade surda. É um prazer fazer parte dessa história, eu que já fui professor nesta unidade logo que entrei na educação. É um prazer poder comemorar seis décadas de fundação”, ressaltou o coordenador de educação especial da Seduc, Felipe Linhares. 

Unidade de Ensino Especializado Prof Astério de Campos Atualmente, 92 alunos surdos, surdocego e com deficiência múltipla associada a surdez são atendidos pela instituição, que conta com uma equipe técnica multidisciplinar de pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogo e odontólogo.

Para o diretor da Astério de Campos, o objetivo é garantir que todos tenham acesso a um ensino de qualidade e igualitário a fim de garantir uma sociedade justa a todos. 

“A escola ensina o aluno a entender em que mundo ele está. A didática que adotamos é sempre acolher e educar com todo o suporte que esta comunidade surda precisa. Os recursos conquistados ao longo dos anos fez toda a diferença para que a educação chegue de forma correta e atenda a todas as necessidades”, explica o diretor Arlindo Gomes.

O apoio pedagógico é realizado para o ensino especializado na educação infantil, fundamental (ciclo) e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em módulos I e II. Para receber o atendimento dos programas ofertados pela instituição, o aluno precisa estar matriculado em uma escola do ensino regular.