Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Aluno do curso de garçom da Sectet se prepara para competição nacional de educação profissional

Bruno Orlando da Silva representará o Pará na disputa, que ocorrerá em janeiro de 2021, no Espírito Santo

Por Fernanda Graim (SECTET)
23/10/2020 13h05

No final de 2019, o estudante Bruno Orlando Silva, 20, resolveu aproveitar a oportunidade de realizar o curso de garçom e garçonete, oferecido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com o Serviço Nacional de Atividade Comercial (Senac), dentro das ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará. Mal sabia Bruno que o curso transformaria sua vida para melhor. 

Bruno Orlando Silva tem 20 anos e vai concorrer no módulo “Restaurante”, na categoria barista, que é a sua preferidaEle será um dos representantes do Pará na Competição Senac de Educação Profissional, que ocorrerá em janeiro de 2021, no Espírito Santo. As Competições Senac oferecem ainda a possibilidade de identificar talentos aptos a participar do processo de preparação que define os representantes do Brasil na WorldSkills, que é a mais importante disputa mundial de educação profissional.

“O curso me deu oportunidade de mudar muitos parâmetros não só de conhecimento, mas do mercado de trabalho. É uma área em que existe bastante oportunidade e esta proposta de participar da competição me fez querer evoluir para trabalhar em altíssimo nível”, revela Bruno, que considera o curso um grande diferencial no seu currículo. 

O estudante explica que, na competição, será avaliada a atuação dos concorrentes no módulo que eles chamam de “Restaurante”, o qual é dividido em cinco categorias: barista, bar – bartender, jantar fino, jantar casual e banquete. Bruno confessa que a sua preferida é a de barista e pretende se tornar um profissional de nível internacional nessa área.

Capacitação foi ofertada em 2019 pela Sectet em parceria com o Senac, dentro das ações do TerPazCapacitação – O curso oferecido pela Sectet se enquadra na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Bruno Silva participou da turma de 18 alunos moradores dos bairros atendidos pelo TerPaz que teve início em outubro de 2019 e finalizou em janeiro de 2020, com uma carga horária de 240 horas/aula. No próximo mês, a Sectet entrega os certificados dos concluintes dos cursos de barbeiro e cuidador de idoso.

TerPaz – O Programa Territórios Pela Paz é um amplo esforço do governo estadual para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações integradas de segurança pública e cidadania em sete bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Bengui e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba). 

Além da formação inicial e continuada, a Sectet também atua nesses territórios com a oferta de cursos técnicos e de projetos como Meu Endereço – Lugar de Paz e Segurança Social; Mapas Digitais; e Ela Pode.