Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVIDÊNCIA

Igeprev adota novo sistema de compensação previdenciária

Servidores recebem treinamento para operar o Comprev/Web com eficiência e segurança

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
26/10/2020 11h45

Uma equipe formada por cinco servidores do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) participou do curso de capacitação sobre o novo Sistema de Compensação Previdenciária, o Comprev/Web. Ministrado por técnicos da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, com o apoio da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – ABIPEM, o treinamento aconteceu via internet. Na ocasião, ocorreu o lançamento do novo sistema, que moderniza e estabelece novos parâmetros de compensação previdenciária entre os Regimes Próprios de Previdência Social dos municípios e estados e o Regime Geral de Previdência do INSS.

Durante o curso, os participantes conheceram os novos mecanismos de operação e puderam realizar testes de eficiência sob a orientação dos desenvolvedores do sistema. Para o chefe da Coordenação de Arrecadação e Fiscalização – COAF, do Igeprev, Marcelo Rodrigues, o treinamento  auxiliará os técnicos do Instituto a realizar as análises das compensações previdenciárias de forma precisa, proporcionando mais exatidão nos cálculos das compensações. “Por se tratar de importante receita previdenciária, o Igeprev tem todo interesse em receber os recursos advindos da compensação previdenciária, a fim de manter em equilíbrio das contas”.

Ainda segundo Rodrigues, o novo sistema supre as necessidades de uma moderna operacionalização da compensação previdenciária. “O atual sistema operacional ainda é 1999 e não acompanhou o processo de modernização. O novo Sistema Comprev/Web se fazia urgente e necessário, pois é moderno e atual, traz maior racionalidade e eficiência ao instrumento da compensação previdenciária. Essa é a principal razão da capacitação dos servidores. Sem dúvida, trará enorme ganho de qualidade para o Igeprev”.