Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Governo do Estado amplia investimentos na qualificação dos servidores públicos do Pará

Esta é a segunda matéria da série especial em homenagem ao dia do servidor público, celebrado nesta quarta-feira (28)

Por Giovanna Abreu (SECOM)
27/10/2020 09h20

Compartilhar conhecimento é transformar realidades, abrir portas a partir de novos olhares e impulsionar o melhor das pessoas. Comprometida com a contínua qualificação dos servidores públicos estaduais, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) trabalha para ampliar a oferta e estrutura de serviços que valorizam o profissional que se dedica a servir o público.

Leia também - Qualificação, salários em dia e concursos garantem valorização do servidor público no Pará

Com o objetivo de aproximar as atividades oferecidas pela Escola aos servidores, segundo a Diretora Geral da EGPA, Evanilza Marinho, a partir de 2021, o atendimento presencial será ampliado em todas as regiões do Estado.

Diretora geral da EGPA Evanilza Marinho

“Queremos levar o serviço o mais próximo possível do servidor. No próximo ano, serão implementadas salas virtuais em 40 municípios paraenses. Os servidores terão um espaço à disposição, totalmente equipada, para a transmissão dos cursos ao vivo, aulas remotas, EAd ou presenciais”, afirma Evanilza Marinho.

Os cursos que serão ofertados em 2021 estão sendo reestruturados e serão divulgados até o final deste ano no site da EGPA, para atender novas necessidades dos servidores e garantir a aplicação do aprendizado no dia a dia de trabalho. Desde o início da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, a oferta de cursos remotos também foi ampliada para garantir a continuidade das qualificações.

“As áreas mais procuradas são de gestão pública; relacionadas às atividades administrativas, especialmente, sobre licitações, contratos, pregão; atendimento ao público; termo de referência; coaching no serviço público e áreas de formação educacional, como o curso de libras”, ressalta a diretora. 

Esta é a segunda matéria em homenagem ao dia do servidor público, celebrado nesta quarta-feira (28).

Coaching no Serviço Público

Com a ideia central de despertar o olhar do servidor para o autoconhecimento, o curso de “Coaching no Serviço Público” é uma das opções de qualificação ofertadas pela EGPA, que estimula maior eficiência e celeridade no serviço público. “Se a pessoa volta o olhar mais para si, começa a perceber as suas falhas, as suas potencialidades, consegue identificar ferramentas que facilitem o seu trabalho e passa a se ver como a peça fundamental, que ela é, dentro do trabalho como um todo”, explica Cláudio Cordeiro, instrutor do curso.

A Revolução 4.0 vivida pela sociedade, que promove transformações digitais, acentuadas durante da pandemia, no dia a dia do servidor, também é abordada durante os cursos, segundo o instrutor. “Os profissionais precisam se adaptar ao avanço tecnológico e a EGPA também acompanha esse desenvolvimento e busca o engajamento dos servidores”, afirma.

Resultados

Em 2019, cerca de 17 mil servidores participaram de cursos presenciais e EaD nos 144 municípios do Estado. A Escola também formou mais de 100 professores do ensino médio de escolas localizadas nos bairros atendidos pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz), no Projeto Forpem (Formação de Professores do Ensino Médio para o Enem), além de 89 alunos que concluíram a Pós-Graduação.  

De janeiro a outubro de 2020, foram certificados 43 mil servidores, entre cursos presenciais e EaD no Pará. Cerca de 100 alunos iniciaram uma nova Pós-Graduação voltada para a gestão em setembro. Foram realizados trabalhos integrados, como a formação de 100 alunos do Ministério Público do Pará em um curso sobre Direito Agrário e 300 alunos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o programa Amazônia Agora.

Em relação aos cursos presenciais, desde janeiro de 2019, 129 foram realizados na capital e 13 em municípios do interior. 

Servidores Qualificados

Priscila Paz - Tribunal de ContasA servidora Priscila Paz, do Tribunal de Contas do Estado, já realizou dois cursos ofertados pela EGPA e afirma que foram essenciais para agregar conhecimento à rotina de trabalho. “Todos os estudos, debates e apresentações realizadas durante os cursos, apresentaram alta qualidade, com docentes extremamente qualificados e vieram incrementar o meu desempenho funcional”, ressalta.

Segundo a servidora, a oferta desse serviço pela Escola é essencial aos servidores públicos, pois incentiva a qualificação, reciclagem e aperfeiçoamento. “É fundamental para que seja entregue o melhor serviço para a sociedade, que é a razão primeira da existência da administração pública”, destaca.

O servidor Waldir dos Santos, da Defensoria Pública do Estado, já participou dos cursos "A Constituição e o Direito do Trabalhador" e "Técnicas de Arquivo" ofertados pela Escola. Para o profissional, a qualificação constante deve ser a busca dos servidores públicos e define como essenciais os cursos promovidos pela EGPA.

"O Governo do Estado, através da EGPA, está de parabéns em ofertar cursos de qualificação aos servidores, garantindo condições para que a gente preste um serviço de qualidade a toda população paraense", finaliza. 

SERVIÇO

Acompanhe os cursos livres com inscrições abertas, a oferta de cursos técnicos, transmissões ao vivo, aulas remotas, EAd ou atividades presenciais por meio do site da Escola. Para mais informações: (91) 3214-6802.