Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Sefa apreende mais de 40 mil garrafas de cerveja em Marabá 

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
31/10/2020 15h01

Fiscais da Secretaria da Fazenda do Pará apreenderam, na última sexta-feira (31), 40.320 unidades de cerveja long neck que estavam em uma carreta baú. A fiscalização ocorreu na unidade fazendária de controle de mercadorias em trânsito de Carajás, localizada no km 09 da rodovia Transamazônica, em Marabá, sudeste do Estado. O motorista tentava evitar o pagamento do imposto estadual.  

As garrafas de bebida não tinham nota fiscal e estavam escondidas atrás de caixas com hortifrutigranjeiros, mercadoria que é isenta do pagamento de impostos, A carga vinha de Goiás e está depositada na unidade da Sefa aguardando o recolhimento do imposto. “A autuação foi realizada contra o transportador, visto não haver nenhuma indicação de quem seria o proprietário da mesma”, informou o coordenador da unidade Carajás, Volnandes Pereira. 

A carga foi avaliada em R$96.768 e a autuação totalizou R$52.254,72, entre ICMS e multa.

Segundo Volnandes, é comum o Fisco localizar mercadorias que alto valor de alíquota de imposto escondidas em meio a outras cargas: “Sabemos dessa prática de esconder bebidas no fundo de caminhões com outros produtos até o teto, por isso mesmo continuamos a fiscalizar com atenção, buscando indícios de ilícitos e estamos a postos para combater a sonegação de impostos”.